DIRETO DE SOBRADINHO

PREFEITO PARTICIPA DA ENTREGA DE MAQUINÁRIO A REDE MULHER

blogqsp-sobradinhoAconteceu hoje, 28, na Colônia de Pescadores em Sobradinho, a solenidade de assinatura do convênio firmado entre a Associação e artesãs e mulheres beneficiadoras do pescado e a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico, Científico, Sócio-Cultural, Econômico, de Turismo e Ambiental para cessão provisória de maquinário que servirá ao beneficiamento do pescado. A associação recebeu dezenove equipamentos , que totalizam um valor de cerca de 500 mil reais. A cessão terá duração de três anos e, posteriormente, será doado definitivamente a associação que compõe a Rede Mulher de Sobradinho.

Atualmente, a associação congrega 130 mulheres que trabalham com artesanato e beneficiamento do pescado em Sobradinho.

A instituição doadora, uma organização não governamental e sem fins lucrativos é sediada em Juazeiro e não tem fins lucrativos. Segundo Aurílio Souza, Diretor executivo da ONG, a instituição avaliou como muito importante o trabalho que a Rede Mulher vem desenvolvendo em Sobradinho e resolveu contemplar as mulheres associadas com o maquinário que possibilitará o aumento da produtividade e geração de emprego e renda. ” Nosso objetivo é contribuir com o desenvolvimento sustentável e econômico de instituições sérias, como a Rede Mulher. Estamos realizados com essa ação e desejamos que a associação cresça ainda mais e garanta um sustento digno para essas mulheres que, na sua maioria, são chefes de família” afirmou o Diretor Executivo.

Cida Pescadora, uma das representantes da Rede e precursora no beneficiamento do pescado em Sobradinho, falou que o equipamento vai fortalecer a Rede Mulher, aumentar a produtividade da Associação e melhorar as condições de trabalho. ” Esperávamos esse momento com bastante ansiedade, porque precisávamos demais deste maquinário para aumentar a nossa produção, profissionalizar o nosso produto e poder incluir mais mulheres na associação. Trabalhamos com o beneficiamento e criamos dezenas de derivados do peixe que ganharam boa aceitação no mercado. O município de Sobradinho nos deu um incentivo muito grande quando incluiu o pescado na merenda escolar. Somente a Prefeitura nos compra dois mil quilos por mês . Para dar conta desta e de outras demandas precisávamos deste maquinário”, afirmou a associada.

Presente no evento, o Prefeito Luiz Vicente Berti, ressaltou a vocação do município para a psicultura e elogiou o trabalho da associação. ” Essas mulheres são guerreiras e representam muito bem a força da mulher de Sobradinho. Desde que assumimos a gestão, abraçamos esse projeto, porque fortalece a mulher e suas famílias. Desta forma vamos estruturando toda a cadeia produtiva do pescado. Nossa gestão implantou, com muito sucesso, o Projeto Sobradinho Sustentável, que incluiu o pescado e seus diversos sub-produtos na merenda escolar. Uma inovação que favoreceu tanto a associação, quanto a aprendizagem dos nossos alunos que aceitaram bem o produto e estão mais nutridos.

O Prefeito anunciou para o mês de novembro a realização a I Feira do Peixe em Sobradinho, que vai trazer ganhos reais para o segmento.  Em dezembro irá acontecer a II Feira da Mulher Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizada ano passado com bastante sucesso. Em 2014 a Feira será fortalecida com a presença da Rede Mulher.

Também marcaram presença no evento a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernanda Sanjuan Berti, DulcileneKestering, Secretária de Educação, Cícero Alves, da Secretaria de de Obras e Serviços Públicos, o Vereador Jaques Canturil, além de representantes dos pescadores, criadores e outros movimentos sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *