AOS GANHADORES … FESTAS! AOS PERDEDORES … VELÓRIOS!

*Otoniel Gondim

blogqspeleiçõesdemocraciaBonecos bandeira BRVê-se, é só querer enxergar, dois quadros expostos nas paredes políticas de Juazeiro- BA. Um claramente colorido, com gente reluzente e sorridente. Outro opacamente cinzento, com gente obscura e melancólica.

As eleições a deputado estadual, federal, senador e governador no estado e a presidente do país, deixaram e deixarão, d’agora em diante, marcas profundas nos futuros rostos de muitos políticos antigos e novos . Leitor, cá pra nós, ficou feliz com os seus votos e os resultados? A regra é clara: Onde têm grandes Perdedores, têm grandalhões Vencedores! Gostou … Amou?

A quem interessar possa, vamo que vamo… Quem , quais, são os políticos que mais lucraram, galgaram degraus , sorriem, hoje, pelos quatro cantos da cidade? Quem, quais, são os políticos que mais se lascaram, descambaram degraus, choram, hoje, pelos quatro cantos da cidade? Olha só as análises do povão ( do povão sim, senhor! ) e do papaizinho aqui. Ganhadores e Perdedores, ‘’nem que a vaca tussa’’, escrevinhemo-los.

GANHADORES
Prefeito Isaac Carvalho — Impressionante o tamanho de sua larga vitória. Praticamente 100%. Incansável, Isaac arregaçou as mangas, deixou de lado a sua auto blindagem, resolveu dormir tarde e acordar cedo na captura incessante de votos e mais votos aos seus aliados e, principalmente ( Aí o Dr. Pedro Alcântara foi prejudicado na sua candidatura.) , para os candidatos do seu partido a deputado estadual ( Zó ) e a deputado federal ( Daniel Almeida).

Com Daniel Almeida já praticamente eleito no estado fora a fora, Isaac bem poderia forçar um pouco a barra, dar maior fôlego, um pouquinho mais de atenção, substanciar e turbinar a candidatura do fiel escudeiro de outras campanhas, Pedro Alcântara. Coisas de partido. Pena que enxergou isso tardiamente.

Um erro solitário e sem o querer, a meu ver. Está perdoado por essa. Afinal , Pedro Alcântara sobreviverá a isso, pois, será sempre um importante aliado, persistente e se espera que tenha sobrevida a nível municipal e estadual . Isaac, leitor , conseguiu um verdadeiro milagre, no entanto : Eleger Crisóstomo Lima ( o Zó ) a deputado estadual. Não deve ter sido tarefas das mais fáceis, mesmo sendo Zó um dos últimos colocados na lista dos eleitos.Mas, conseguiu e parabéns.

O prefeito Isaac Carvalho para tanto sucesso nas urnas , fez o que? Simples: Juntou, coordenou, comandou, mandou e orientou toda a cambada na campanha: secretários, assessores, funcionários públicos , privados, colegas, amigos, simpatizantes, admiradores, lançando-os aos ringues das disputas nas arenas eleitorais. Chamou para si a missão e a responsabilidade dos resultados, assegurando um êxito logradouro de causar muita inveja e dorzinha de cotovelo aqui e alhures. Vitória avassaladora e, no horizonte político que se vislumbra, conquistou a cadeira cativa de maior líder político de Juazeiro e região.

Isaac,agora num se ache não , deixe o salto alto e vá por mim, cara: Saque da sua equipe, imediatamente, alguns truculentos, bajuladores, oportunistas e incompetentes assessores e secretários. Substitua-os , imediatamente, por figuras mais alegres, humanistas, competentes , repletas de boas ideias e de ideais convictos. Juazeiro baterá mais palmas e mais palmas. Vale uma apostinha?

Por isso tudo e por ter, PENSE NUMA OBRA MARAVILHOSA FOI ESSA DO SEU GOVERNO! , lançado nas chamas do inferno os políticos anti-povo que ainda restavam na cidade, num verdadeiro adeus com direito a velórios. Beleza de Creuza, prefeito e grupo. Leitor e Isaac Carvalho, tô ou num tô certo?

Crisóstomo Lima ( Zó ) —– A duras penas , eleito deputado estadual. Mesmo assim uma coisa passou ao eleitor : Nunca desistiu. É um bravo lutador quando entra em uma batalha. Acredita, não tem medo e vai como costuma falar: No peito e na Raça! Além disso, embora não o veja ainda como um político empenhado no que diz e promete, o PC do B ( Partido que mostrou ter nas mãos, pois, verdade seja dita, sempre esteve nele e com ele. ) o acolhe, o denga, o mima e o ama..

O futuro, Zó, dirá a sua consistência como político popular engajado nas lutas sociais e democráticas que tanto alardeia defender. Até gostaria que o fosse. Comece tentando mudar alguns critérios arrogantes, vingativos, ter mais humildade e a orientar os seus rumos não somente com ideologias , mas, com práticas socialistas levadas a sério. Parabéns e ao futuro, então. Leitor e Zó, tô ou num tô certo?

Roberto Carlos —- Deputado estadual reeleito para o quarto mandato .O por que toda a Bahia é sabedora, pois, pela segunda vez consecutiva, foi o único candidato a ter votação em todos os municípios do estado. Se bem que encolheu os votos, entretanto, foi reeleito com sobras.

Assistencialismo, fisiologismo , nepotismo e emendas populares fazem do Deputado Roberto Carlos, uma figura com potencial aglutinante de votos. Tem portas abertas com o executivo, é um articulador nato e está mais sabido e experiente. Precisa é sair urgente de um processo que tramita contra ele na Polícia Federal e que vem lhe trazendo inumeráveis dissabores e estragos de credibilidade. Sanando e explicando direitinho isso ao povo,poderá voltar a acalentar o velho sonho de disputar pau a pau o governo municipal em 2016.

Até lá a cidade segue teimando em perguntar: Já que Roberto e Isaac vão comungar e comer do mesmo prato estadual e federal, com Dilma e Ruy, um acordo político não seria o melhor para ambos, visando, também para ambos, um futuro mais cimentado de vitórias?. Agora, Roberto Carlos, chega de patetice por que está mais que na hora de largar e se livrar do encosto Joseph Bandeira. Que tenha um melhor mandato, deputado. Leitor e Roberto Carlos, tô ou num tô certo?

PERDEDORES

Joseph Bandeira —- Possivelmente, e muito probabilisticamente, cavou de uma vez por todas e com as próprias mãos e unhas a sua funda cova política. O acho correto de ter saído com mágoas pela maneira ( Sempre condenarei esse ato sacana do PT. ) ardilosa , covarde e nojenta com que o PT o alijou e o enxotou em eleições passadas.

Só que, caro Bandeira, todos os seus passos após essa saída , transformaram-se em um calvário de ré- pra- trás, de retrocesso – retrógrado, o deixando raivoso e odiento ao extremo. Nunca, será ?, nem procurou ao seu próprio umbigo de mestre e cientista-poeta-intelectual-culto, qual seria o melhor remédio e caminho para um heroico ressuscitar e reviravolta por cima na busca de retorno ao poder. Perdeu, nessa rotina paranoica, tempo e espaço e abocanhou muito desgaste político.

Ô Dr. Joseph Bandeira, o seu viés carlista já tinha até sido esquecido pelo seu grande eleitorado juazeirense Por que , então , voltar, já no fim de carreira política, a alinhar-se ao ultra direitismo alienante, reacionário, comandado agora pelo ACM Neto? Pena, muita pena. Ai, ai, ai, ai, Helena. Será difícil, Bandeira, ficou mais pior ficou, de emergir da sua funda cova política cavada por si mesmo. Talvez, já não haja mais tempo e taças para tin-tins, como antes…
Leitor e Joseph Bandeira, tô ou num tô certo?

Jorge Khoury e Edson Duarte —- Já estavam até esquecidos por quase toda a população.. Entretanto, a vida fácil, glamorosa , dos poderes e dos salutares abastados cargos públicos ( Que os brindam sempre “” de boa””. ) , não os deixam em paz, e versa-vice. Resolveram, será que combinados?, voltarem aos áureos tempos d’outrora pelos mesmos caminhos.

Se deram mal, muito mal. Humilhantemente derrotados no plano político nacional, estadual e municipal. Um baque difícil de digerir. Dr. John khoury, um político respeitável por ter sido sempre carlista de carteirinha e jamais negar as suas origens, é um gentleman pessoal ,educado, fino mesmo que de direita, tido como competente e não tão voraz e ganancioso como outros que o seguem e tentam , agora, usá-lo sem que se aperceba disso.

Edson Duarte, nem tanto gentleman, nem tanto fino, nem tanto educado, nega as origens políticas de antes e, até que enfim, teve um fim político municipal, sendo que há muito Juazeiro não lhe dar louvores ( O engraçado é que a reciprocidade é verdadeira.). Juntinhos, Jorge e Edson ( Ex-deputados por muitos mandatos.) pensarão 700 X 700 vezes, desembarcarem como candidatos a algo ou apoiando alguém por essas paragens. Isso, acho eu e toda a torcida do Flamengo e Corintians. Leitor, Jorge Khoury e Edson Duarte, tô ou num tô certo?

Márcio Jandir e Wank Medrado —- Pela juventude , trabalhos profissionais, discursos metidos a modernos e parecidos, os dois advogados e políticos tentaram de início caminharem abraçados pelos mesmos ideais reacionários, oportunistas, populistas e anti-socialistas.No entanto, pum!, terminaram o namoro muito cedo. Será por vaidades ou ciumeiras, leitor perguntador? Aí, resolvem brigar pelo mesmo espaço nos apoios a deputado estadual e federal distintos e no partidinho de aluguel que os abrigam : o famigerado PV.

Falam bocas e goelas por aí em acordos espúrios beneficientes a cada um, por “ robustos”” candidatos de fora. Na verdade e a bem da verdade, disso somente eles sabem e têm a palavra do sim e do não. O que importa, invocado leitor, é que terão de suarem bastantes oceanos para esconderem , entenderem e explicarem as derrotas que tiveram no pleito eleitoreiro no município, no estado e na nação. Ainda mais que, mesmos um pouco menos siameses , foram mais uma vez tratorados e esmagados por ninguém menos que o arqui- inimigo político Prefeito Isaac Carvalho e o seu grupo. Dor de dar dor, rapazes. Dura história, hein, Dr. Márcio e Dr. Wank…. Dura história. Leitor, Márcio Jandir e . Wank Medrado, tô ou num tô certo?

Vereadores —- Câmara de perfil sórdido, a maioria dos edis juazeirenses ( raríssimas exceções e, por serem exceções, tornaram-se honrosos vereadores ), vão colherem o que plantaram, plantam, por vício de drogas maracutaias, e hão sempre de plantarem : A INCREDULIDADE E INCREDIBILIDADE POLÍTICA! O que foi visto nestas eleições foi uma completa e safada falta de vergonha da maioria dos vereadores de Juazeiro da Bahia. Uns caras-pálidas sem os menores escrúpulos e compromissos com os seus habitantes e eleitores, leiloando na maior caríssima de pau ( Isso eles têm de sobra para dar e, principalmente, vender. ) apoios políticos excusos, desonestos, vis, por debaixo dos panos. Leitor incrédulo, observe e acredite sim!, em caso de dúvida, vá a primeira esquina, a mais pertinha, indague um transeunte e peça, de zero a dez, a nota que daria à maioria dos vereadores de Juazeiro. Foi lá, curiosinho leitor … Já voltou… Qual resposta recebeu? ZERÔÔÕÕÕ…..! Não houve da parte deles , amigo, o mínimo de postura nos campos da moral, da ética e da ideologia durante as eleições. É uma análise que merece e carece uma crônica ampla, abrangente e investigativa. Que não se demore a danada da prometida crônica ao Blog e a você! Leitor e Vereadores , tô ou num tô certo?
** Em tempo: LEITOR, VAMOS EM QUAIS , NECAS DE MENTIRAS, ÀS FESTAS OU AOS VELÓRIOS ??????

*Otoniel Gondim é Professor, Escritor e Compositor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *