Hemoba de Juazeiro vai começar campanha de Doação de Sangue do Carnaval 2012

A Unidade Hemoba de Juazeiro vai dar início na próxima segunda-feira (23) a mais uma Campanha de incentivo à doação de sangue, que terá o objetivo de restaurar o estoque técnico para atender de forma adequada a demanda transfusional dos Hospitais públicos de Juazeiro e outros municípios no período do carnaval, além de estimular a reflexão para a importância da doação voluntária, altruísta, espontânea e habitual, estabelecendo uma relação de compromisso e partilha de responsabilidade com a comunidade.

Com o tema “Para Esquentar a Folia, Doe Sangue e Alegria” , a Campanha prossegue até 02 de fevereiro, primeiro dia do carnaval antecipado de Juazeiro. A Hemoba espera contar com a adesão da população para superar os transtornos no fornecimento de bolsas de sangue na rede hospitalar, provocados pela queda de 50% nas doações de sangue, desde o final do mês de novembro, chegando a 70% no início de janeiro. Essa é uma situação esperada no verão por causa das férias, das festividades de final de ano e do carnaval, período em que os doadores geralmente se afastam dos Serviços de Hemoterapia, por isso a necessidade da realização de campanhas estratégicas.

A Campanha está sendo articulada em parceria com a SEIASC – Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura, Associação de Blocos e Trios de Juazeiro, Representantes de Blocos, Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Juazeiro e Imprensa local. Aqueles que não puderem doar poderão contribuir como facilitadores no processo de multiplicação de informações e divulgação do evento, propiciando o envolvimento da sociedade no processo de doação de sangue de forma consciente e responsável.

A Unidade Hemoba de Juazeiro funciona à Rua Joaquim Bispo dos Santos, S/N, Bairro Santo Antonio – Ao lado do Hospital Regional, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. Na sexta-feira o atendimento é só pela manhã.

Para ser um doador

Os candidatos a doadores devem estar com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos (aqueles com idade inferior a 18 anos devem ser acompanhados pelos pais para que autorizem formalmente a doação de sangue), e peso acima de 50Kg. É necessário portar documento oficial, original e com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho, reservista ou habilitação, para garantir a autenticidade do cadastro. Não é necessário estar em jejum, basta evitar a ingestão de alimentos gordurosos. É totalmente desaconselhável o uso de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Os candidatos devem ter uma noite de sono tranquila e, como motivação, o prazer em doar um pouco de si e o compromisso com a coletividade.

Doar sangue não transmite doenças, o procedimento é simples, seguro e o material utilizado é de uso único e descartável. Homens podem doar até 4 vezes durante o ano e mulheres até 3 vezes, sem nenhum prejuízo para a saúde. O intervalo mínimo entre as doações é de 60 e 90 dias, respectivamente para homens e mulheres.

(Ascom PMJ/Informações de Cislene Bandeira)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *