Janeiro Tem Mais Artes começa neste sábado

Uma história de escolhas, amor e literatura. Este é o mote principal do espetáculo teatral Meu Livro Proibido que o Sesc Petrolina apresenta neste sábado (21), às 20h30, na sala de dança da unidade, para abrir a temporada de atrações da 5ª edição do projeto Janeiro Tem Mais Artes, que se estende até o próximo dia 29.

O espetáculo inaugural – um drama acerca de um certo livro proibido que se fosse publicado seria condenado pela Igreja, censurado pelo estado, renegado pela família ou queimado pelo próprio autor, tem a direção de Thom Galiano e Cátia Cardoso e reúne pela primeira vez no mesmo palco os grupos regionais do Núcleo de Teatro do Sesc Petrolina e a Pé Nu Palco Grupo de Teatro.

Criado para oferecer mais opções de cultura e entretenimento durante esse mês de férias, o Janeiro Tem Mais Artes na sua versão 2012 prossegue no domingo com duas atrações: às 18h30, no palco do Sesc, o Projeto Dramaturgia – Leituras em Cena vai fazer a leitura dramatizada Vereda da Salvação, de Jorge Andrade, sob a direção de Antonio Veronaldo. A história é inspirada em um episódio verídico ocorrido na cidade de Malacacheta, sertão de Minas Gerais, e revela acontecimentos de uma comunidade que vive o desamparo, descaso e a crendice dessa parte excluída da sociedade brasileira.

Às 20h30, a mesma sala de dança recebe a Trup Errante com a farsa irresponsável Amaranta – Das Histórias à História do Teatro. Um espetáculo que revela as dores e delícias de se fazer parte do mundo teatral, a partir de três artistas que criam e recriam “a velha história do teatro”, numa referência homônima a personagem do livro Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel Garcia Marques.

E na segunda-feira (23), a Cia de Máscaras de Teatro – um grupo que se configurou em Petrolina e Recife, mostra, às 20h30, também no palco do Sesc, o drama Odemar, um espetáculo encenado sobre o poema Ode Marítima do poeta português Fernando Pessoa. A ação é ambientada num cenário-palco com trapézio, piscina com água, contrapesos, emaranhado de cordas, mastros numa clara referência à biomecânica e à arte circense.

Segundo o coordenador do Janeiro Tem Mais Artes, Jailson Lima, a programação promete ainda muitas e agradáveis surpresas com espetáculos, oficinas, demonstração de trabalhos, exposição e leituras em cena. “Até o próximo dia 29, o público poderá conferir inúmeras atrações nas linguagens de teatro, dança, artes visuais e música, além de seis oficinas para capacitação dos artistas e revelação de novos talentos”, concluiu Jailson Lima.

(Clas Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *