Home / Artigo / CONSIDERAÇÕES SOBRE 0 2º DEBATE PRESIDENCIAL

CONSIDERAÇÕES SOBRE 0 2º DEBATE PRESIDENCIAL

 

Márcio Didier/Editor do Blog da Folha

blogqspeleiçõesdemocracia0* Os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) mais uma vez optaram pelos ataques. Dizem e até encaminham perguntas sobre programa de Governo, mas logo no início da resposta, o adversário leva para outro assunto, quase sempre versando sobre corrupção, falhas na gestão ou nepotismo.

* Três novos assuntos foram colocados no debate: o caso do irmão da presidente Dilma, Igor Rousseff, que foi contratado na gestão petista na Prefeitura de Belo Horizonte, em 2003 – a presidente Dilma desconversou sobre o assunto; o envolvimento do PSDB no caso da delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa – Aécio rebateu colocando os petistas no debate; e o episódio em que o tucano foi parado numa blitz da Lei Seca e não fez bafômetro – o candidato do PSDB disse para a petista ser direta na pergunta e assumiu que errou no episódio.

* Os dois candidatos abusaram de classificar um ao outro de mentiroso (a). Fica feio desse jeito.

* Aécio Neves reduziu as pitadas de humor nas suas colocações, enquanto que a presidente Dilma encadeou melhor o seu discurso, mas por vezes estourou o tempo programado.

* Os dois candidatos estão fazendo de cada debate um laboratório para o seguinte. No primeiro, por exemplo, Dilma bateu por pelo menos três vezes numa denúncia de que houve desvio de R$ 7,6 bilhões na saúde, em Minas. Desta vez a usou apenas uma vez. Sinal de que não atingiu o efeito esperado.

* Pelo debate, a impressão que se tem é de que os candidatos levam ao eleitor apenas a opção de votar em quem é menos corrupto, tamanha a quantidade de assuntos de desvios éticos promovidos pelos aliados de ambos.

* Um debate tão acirrado serve apenas para as militâncias. Os aliados de Dilma vibram com as suas tiradas e acusações; os de Aécio festejam as colocações e ataques do candidato.

* Ao final do debate, diante de tantos ataques, os indecisos devem ficar ainda mais indecisos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *