Terá inicio nesta quinta-feira (16) a II Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Maniçoba. O evento terá continuidade até domingo (19) com uma programação rica e diversificada. Através de uma realização conjunta entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), a ACCOSSF e a Associação dos Produtores do distrito de Maniçoba a feira pretende reunir expositores de toda região, além de animais de variadas raças.
“Umas das novidades que trouxemos para a feira de Maniçoba é discutir e colocar em prática a integração da caprinovinocultura com a área irrigada, uma nova realidade para os criadores da nossa região.
Um exemplo disso será o ‘Dia de Campo na Fazenda Tiburuna’, sobre criação de ovinos no sistema semi-intensivo, que integra a programação da sexta-feira, observou Simone Vieira, médica veterinária e membro da comissão da feira.
Além da integração da agricultura irrigada à produção na área de sequeiro; a feira também trará outras novidades como a oficina de culinária com a palma forrageira e frutas da região e a palestra sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
“Essa é a primeira vez que a prefeitura realiza a feira em Maniçoba, sendo que na edição anterior o evento foi realizado pelos produtores locais. Estamos animados com mais esse novo evento e acredito que com a ajuda dos produtores locais e instituições parceiras a feira será um sucesso”, declarou o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira.
Com o tema “Conviver bem no semiárido é compreender suas singularidades e implementar tecnologias e políticas sustentáveis”, a feira pretende destacar as potencialidades da cadeia produtiva da região, bem como agregar novas tecnologias através da troca de experiências dos produtores e instituições participantes. Para o técnico da SEAPA, José Wilson Chaves (Chaveco), a comercialização de produtos e subprodutos da caprinovinocultura “farão da feira uma oportunidade de negócios e de transferência de tecnologias propiciando também, a divulgação das atividades culturais e econômicas locais”, disse.
A feira de Maniçoba também conta com a parceria da ADAB, EBDA, Sebrae, Codevasf, Univasf e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
