O sonho do casamento ficará mais próximo de 150 casais de Petrolina. A partir da próxima terça-feira (17), a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria da Mulher, abrirá as inscrições para o casamento comunitário que acontecerá na Concha Acústica. A data do casamento ainda será definida. As 150 vagas foram divididas entre três grupos: as pessoas que ficaram na lista de espera em 2011, com 48 inscrições; 50 para os servidores públicos do município e 52 para os casais que pretendem oficializar a sua união.
As inscrições serão feitas na sala Cid Carvalho, S/N, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 8h às 13 horas. Nos dias 17 e 18, serão atendidas somente as pessoas que ficaram com o nome na lista de espera em 2011 e os servidores públicos municipais. Já no dia 19, no mesmo horário e local, serão atendidos os demais casais que desejam oficializar a sua união. Caso o número de vagas para servidores e pessoas da lista de espera não seja totalmente preenchido, as vagas serão disponibilizadas para o último grupo.
Para realizar este sonho, os casais devem obedecer aos seguintes requisitos: ser maior de 18 anos; levar as certidões de nascimento; comprovantes de residência recente no nome dos pais ou deles; RG e CPF das duas testemunhas; se algum dos noivos for divorciado judicialmente, deverá levar a certidão de divórcio; caso algum dos interessados tenha idade entre 16 e 18 anos, os pais deverão assinar e levar RG e CPF. Todos os documentos devem ser apresentados com a original e a cópia.
Se um dos noivos for servidor público municipal, este deverá apresentar o contracheque referente ao mês de dezembro de 2011, além das documentações.
Os casais devem ficar atentos aos seguintes lembretes:
· A Secretaria fará um agendamento de 10 casais por dia para comparecimento ao cartório;
· No dia da triagem, apenas uma pessoa (noiva ou noivo) precisará levar a documentação do casal e das testemunhas. Somente no dia agendado com o cartório as testemunhas devem ir com o casal;
· As certidões de nascimento deverão estar legíveis, pois não serão emitidas 2º vias;
· Todos os casais devem residir em Petrolina.
Em outubro de 2011, mais de 100 casais conseguiram oficializar a sua união. Assim como acontecerá em 2012, todo o processo teve três etapas e foi totalmente gratuito.
(Emerson Rocha – Ascom Petrolina)