Técnicos recebem capacitação para atuar com agricultores familiares quilombolas

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, sediará, entre os dias 16 a 21 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, o Curso Preparatório para Atuação de Técnicos no Plano Brasil Sem Miséria, através da 3ª Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para comunidades remanescentes de quilombos. O evento será realizado no Centro de Treinamento da Empresa, em Salvador.

O curso consistirá na apresentação detalhada do Plano Brasil Sem Miséria, com foco na questão da extrema pobreza e no conjunto de políticas públicas ofertadas às comunidades, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Água Para Todos e a oferta de sementes certificadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dentre outros.

Após a capacitação, mais de quatro mil famílias, dos quatro estados do país começarão a receber, em fevereiro, as equipes das empresas de Ater, contratadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para a inclusão das famílias no Plano Brasil Sem Miséria. Eles irão desenvolver ferramentas, através de diagnósticos da situação de cada família e das comunidades, visando elaborar, de forma participativa, projetos sociais e econômicos para as mesmas.

Estarão presentes profissionais do MDA, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), daSecretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que treinarão os técnicos dos estados da Bahia, do Maranhão, Pernambuco e Minas Gerais, que prestarão serviços de Ater às famílias quilombolas.

(Ascom EBDA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *