ALUNOS DE NOVE ESCOLAS MUNICIPAIS DA REGIÃO DA BR-235/BA PARTICIPAM DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

alunosA Gestão Ambiental da BR-235/BA, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizou, entre os dias 30 de Setembro e 08 de Outubro, atividades do Programa de Educação Ambiental.

A ação foi realizada em nove escolas municipais, que ficam no entorno do Lote 1 (Carira a Jeremoabo) e do Lote 2 (Jeremoabo a Canché). O objetivo é conscientizar a importância da preservação do meio ambiente.

Alunos do 5º e 6º ano e professores aprenderam como confeccionar coletores seletivos de resíduos sólidos a partir de caixas de papelão reaproveitadas, além de participar de palestras sobre os temas “resíduos sólidos” e Gestão Ambiental das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA.

“A ideia é sensibilizar sobre a problemática ambiental que gira em torno dos resíduos sólidos gerados na escola e na localidade onde os alunos vivem, com vistas na minimização da geração e ao reaproveitamento dos mesmos antes do descarte”, explica Glaucia Suêrda, engenheira agrícola e ambiental que comandou as atividades.

Logo depois, os estudantes receberam luvas de proteção e sacos plásticos para coletar resíduos sólidos no entorno da escola. Durante o passeio, eles identificavam os tipos de resíduos e os destinavam para os coletores produzidos em sala de aula. Para encerrar, um questionário com quatro perguntas foi aplicado como forma de avaliação das atividades desenvolvidas.

As escolas que receberam a ação foram: Escola Municipal Antenor Amaro Neto, no povoado Lagoa do Mato; Escola Municipal Santo Agostinho, no povoado Lagoa Escondida; As duas Escolas Municipais Água Branca, no povoado Água Branca; Escola Municipal Luzia Eulina Sá, no povoado de Brejo Grande; Escola Municipal Manoel Dantas de Carvalho, no povoado Brancos; Escola Municipal Caetano Pereira da França, no povoado de Bananeira; Escola Municipal Gaudêncio de Oliveira, no povoado de Carnaíba; Escola Municipal Nelson Melo, no povoado Bananeirinha.

A ação integra o Programa de Educação Ambiental, conforme as políticas ambientais do Ministério dos Transportes e DNIT. A Gestão Ambiental, de responsabilidade da UFV, acompanha todas as fases e atividades realizadas nas obras da BR-235/BA.

Fonte: Gestão Ambiental da BR-235/BA – www.br235.com.br

SOBRE AS OBRAS DE IMPLANTAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DA BR-235/BA

O projeto de implantação e pavimentação da BR-235 no Estado da Bahia é uma obra executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).No total, a BR-235/BA foi dividida em cinco lotes, quatro em obra e um já asfaltado.

São 283.3 quilômetros de pavimentação em obra. O primeiro, a cargo do Consórcio EMPA/CCM/CCL, tem 79,30 km, começando na divisa dos estados da BA/SE até a cidade de Jeremoabo-BA. O segundo, de responsabilidade da empresa baiana TOP Engenharia, tem 77,60 km e liga Jeremoabo a Canché. O lote 03, de 75 km, já encontra-se asfaltado e liga Canché, passando por Canudos, a Uauá. O lote 04, de responsabilidade do Consórcio CBV/PAVICERVICE, tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões. O lote 05, e último, está a cargo do Consórcio PAVISERVICE/SVC, tem 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro.

A implantação e pavimentação da BR-235/BA facilitará o acesso e a integração entre o litoral sergipano com regiões densamente povoadas do interior do norte-nordeste brasileiro, como o pólo de Juazeiro-Petrolina, a 422km da capital sergipana. A rodovia liga os estados do Sergipe à Pernambuco, passando pelos municípios baianos de Jeremoabo, Canché, Canudos, Bendegó, Uauá, Pinhões, até chegar a Juazeiro. Beneficiará diretamente uma população aproximada de 600 mil habitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *