VIII SIMPÓSIO NACIONAL ESTADO E PODER ABRE NESTA SEGUNDA-FEIRA (13) EM JUAZEIRO

blogqsp.univasf Foto Farnésio SilvaA Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Pernambuco (UPE) vão sediar de hoje (13) até 16 de outubro, o VIII Simpósio Nacional Estado e Poder que traz como tema ‘Educação, Política e Movimentos Sociais’.

O evento será aberto pelo reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, nesta segunda-feira (13), às 18h, no Complexo Multieventos, campus de Juazeiro (BA).

O simpósio é fruto da iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Poder/Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, além do Colegiado de História da Universidade de Pernambuco (UPE – campus Petrolina). Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, esta oitava edição também compõe a agenda comemorativa de dez anos da Univasf.

Palestras, mesas redondas, minicursos, grupos temáticos e apresentação de sessões livres coordenadas estão entre as atividades promovidas que também englobam a exposição fotográfica Jornadas 2013 no Vale, a exibição do filme Os dias do cárcere, e reuniões dos movimentos sociais. Quatro mesas redondas abordarão as seguintes temáticas: Educação, Ideologia e Poder no Brasil; Estado no Brasil recente: grande e pequena política a partir de Gramsci; Hegemonia no Brasil, classes dominadas, classes dominantes e movimentos sociais; Educação, Política e movimentos Sociais no Nordeste: experiências no Vale do São Francisco, “Estado ampliado” e Poder.

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 400 participantes, envolvendo professores, estudantes e demais públicos. “A temática do evento buscou desenvolver uma relação horizontal com professores e educadores de todos os níveis de ensino e integrantes de movimentos sociais os mais diversos. É um momento para aprofundar a integração entre ativistas de movimentos sociais, pesquisadores, professores de todos os níveis de ensino, alunos de pós-graduação e de graduação”, ressalta professor Nilton de Almeida, coordenador do evento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *