Apresentado a comunidade o Programa Petrolina Cidadã

Criado pela gestão municipal e reunindo diversas secretarias municipais e demais órgãos no combate à miséria no município, foi lançado pelo prefeito Julio Lossio, na noite de quarta feira (11), o Programa Petrolina Cidadã, conforme assinatura do Decreto nº 004, de 11 de janeiro de 2012. O evento que ocorreu na sede do programa, Rua Aristarco Lopes, 558, Centro, contou com a presença de secretários municipais, do Presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape), Rinaldo Remígio, coordenadores do programa, do Ex-deputado Federal Osvaldo Coelho, do Presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, além de representantes de diversas entidades e demais convidados.

O Programa Petrolina Cidadã tem o objetivo de erradicar a miséria no município de Petrolina através de ações objetivas para a prospecção das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e sua inserção em programas governamentais locais e federais. A ação será realizada em três vertentes: a busca ativa das famílias com baixa renda – consideradas abaixo da linha da pobreza, a capacitação dessas pessoas em 32 cursos com caráter profissionalizante e o fomento ao associativismo através do Banco do Empreendedor de Petrolina, que realizará o financiamento de micro-negócios no setor de serviços.

Segundo a coordenadora pedagógica do programa, Celina Ferro, os cursos profissionalizantes têm o objetivo de inserir os participantes no mercado de trabalho oportunizando-os conhecimento e renda própria. “Nossa maior preocupação é transformar as pessoas que serão capacitadas em futuros micro-empreendedores e competentes para o mercado de trabalho. Sabemos que o prefeito Julio Lossio é um grande empreendedor e esse programa é mais uma ação dele, pois ele bem sabe que se não envolver a sociedade no processo administrativo público, as coisas não andam a contento”, expressou Celina.

O prefeito Julio Lossio, idealizador do Programa Petrolina Cidadã, explicou que o programa será executado através da interação entre as secretarias. “O que queremos para o município é cidadania, por isso envolveremos várias secretarias municipais. Serão oferecidos 32 cursos como gastronomia, corte e costura cabeleireiro, entre outros”, declarou. O prefeito também enfocou o apoio do Banco do Empreendedor no programa. “Além dos cursos oferecidos, estaremos com o Banco do Empreendedor a disposição para que essas pessoas possam montar seu próprio estabelecimento e conseguir sua renda melhorando dessa forma, a qualidade de vida, e contribuindo para a erradicação da miséria no município”, concluiu.

O programa terá a atuação do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Instituto Federal de Ensino Superior Técnico (IFET), Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) e entidades do Terceiro Setor.

Busca Ativa

Para identificar as pessoas que possuem situação de extrema pobreza no município, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) serão capacitados através do Programa “Busca Ativa” que farão atuações diretas em domicílios para apuração da situação financeira de cada família da cidade. “Mais de 530 ACS estão credenciados para cadastrar as famílias no município com previsão de 60 dias para conclusão de todo o processo”, disse o coordenador do “Busca Ativa”, Julio Costa.

O programa irá atuar ainda no fomento à preservação ambiental, cadastramento de animais domésticos com aperfeiçoamento de vacinação, cadastramento de rebanhos e Potencializarão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

(Élida Maria – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *