FÓRUM DE MOBILIZAÇÃO ANTIMANICOMIAL DO SERTÃO SERÁ REALIZADO DE HOJE (8)

blogqsppsicologia1A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove de hoje (8) até amanhã (10), o IV Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão, que acontece no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA).

O evento é organizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans) com apoio do projeto de extensão intitulado “Apoio à mobilização antimanicomial no Sertão do Médio São Francisco”, coordenado pela professora do Colegiado de Psicologia Bárbara Eleonora Cabral. A participação é gratuita e aberta ao público, que poderá se inscrever no local.

Com o tema “Protagonismos e Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: caminhos para a integralidade em saúde no exercício da cidadania”, o evento tem o objetivo de integrar usuários, familiares, profissionais e gestores dos serviços de saúde mental dos municípios da microrregião de Juazeiro e Petrolina em torno da consolidação da Reforma Psiquiátrica. As atividades serão realizadas das 8h às 18h. Amanhã, às 17h, haverá uma apresentação musical com o grupo de rock do Rio de Janeiro Hamornia Enlouquece.

A programação inclui espaços como ágoras, grandes debates reunindo todos os participantes; rodas narrativas; oficinas e atividades culturais. A novidade deste ano é a realização da 1ª Mostra de Práticas em Atenção Psicossocial, em que serão apresentadas experiências sobre a temática do evento. Haverá oito rodas de apresentação de experiências com aproximadamente 35 trabalhos elaborados por profissionais de toda a região.

Bárbara Cabral destaca a importância do evento para usuários, familiares e profissionais que atuam na rede de atenção psicossocial. “Vamos trabalhar o fortalecimento do protagonismo do cidadão na rede de atenção psicossocial”, diz. A realização do evento conta parcerias com as secretarias estaduais de Saúde de Pernambuco e Bahia; as secretarias municipais de Saúde de Petrolina e Juazeiro; a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, ligada ao Ministério da Justiça e a área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *