EBDA do Território Velho Chico apresenta relatório de atividades 2011

Um comparativo anual das ações da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, no Território do Velho Chico, aponta um aumento de 16% nas orientações e inscrições de agricultores familiares no Programa Garantia Safra 2011/2012, em relação ao biênio anterior. No período 2010/2011, foram atendidos 12,5 mil. O número subiu para quase 15 mil em 2011/2012.

Com uma população rural de mais de 197,6 mil habitantes, correspondente a 53,41% do total de habitantes do Estado, o Território Velho Chico possui aproximadamente 31.256 agricultores familiares, 61 comunidades quilombolas, 57 assentamentos, 13 associações de fundo de pasto e três terras indígenas. A EBDA assiste cerca de 30% desses produtores. “Todo esse contingente nos mostra que ainda há muito a ser feito por nossa equipe de 187 servidores e estrutura física regional,” conta a gerente Ivani Pereira Santos.

Entre as experiências de sucesso da gerência estão as parcerias com programas federais. Juntamente com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), beneficiou mais de 6,4 mil estudantes com alimentação escolar de qualidade e garantiu renda extra para 43 produtores rurais. Com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), forneceu os principais nutrientes para 1.925 famílias em situação de risco alimentar e gerou renda para 184 agricultores familiares. Dentro do Programa de Melhoramento Genético foram beneficiados 206 pequenos produtores de leite de 26 comunidades rurais, com um total de 786 inseminações.

Em 2011, o Território Velho Chico foi um dos primeiros a ser contemplado com o Programa Brasil Sem Miséria, do governo federal. Através dele 1.920 famílias, em situação de extrema pobreza, foram atendidas pela EBDA ampliando ainda mais a atuação da empresa na região.

A EBDA, no Velho Chico, é composta de uma gerência, sediada em Bom Jesus da Lapa, quatro escritórios locais (Paratinga, Ibotirama, Carinhanha e Riacho de Santana, os dois últimos têm sede própria), dois postos avançados (Serra do Ramalho e Igaporã) e cinco postos de apoio (Sítio do Mato, Morpará, Matina, Muquém do São Francisco e Serra do Ramalho).

(Ascom EBDA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *