Candidatos de todo Brasil reclamam de resultado do enem

Amanda Aguiar, 17, relata o mesmo problema com as provas do segundo dia. Para ela, como há vários relatos semelhantes, a correção deveria ser revisada. Em apenas uma comunidade da rede social Orkut, havia mais de 50 reclamações referentes ao problema.

No caso de Nathalia Lima, as notas do segundo dia também não ficaram registradas. “Consta como se eu tivesse faltado no dia e eu não faltei, estive presente e fiz tudo direitinho”, conta. Ela disse que entrou em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), que não deu previsão de resposta. Sua preocupação é com as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que começam no domingo (16) — o sistema usa como base para seleção a nota do Enem.

Outra dor de cabeça para os estudantes era a senha usada para acessar as notas. Cícero Lima, 28, tenta acessar o sistema desde as 23h30 de ontem. Ele usou inicialmente a senha dada no momento da inscrição, mas ela foi considerada inválida. Ele então clicou no link que dava a opção de redefini-la e às 8h30 de hoje ainda não tinha recebido a nova senha por e-mail.

Durante a manhã, ao ligar para o 0800 disponível no site, demorou 15 minutos para ser atendido e a ligação caiu no momento em que iam pegar seus dados para protocolar um pedido de redefinição de senha. Desde então, não consegue mais falar com os atendentes — o sistema está congestionado. “Depois disso chegaram novas senhas, mas nenhuma é válida”.

Quem conseguiu acessar o sistema dá dicas para tentar fazer a senha funcionar, como digitar apenas os primeiro oito dígitos e colocar tudo em maiúsculo –com Cícero, nada deu certo.

Laíssa Andrade, 17, conta que tentou acessar usando uma senha de dez dígitos, até que se lembrou que a orientação inicial era de que a senha teria apenas oito dígitos. “Mas no site você pode digitar quantos dígitos quiser, não havia nenhuma informação de que seriam apenas oito.”

Arthur Blazoudakis Büneker, 17, também reclama das orientações do Inep. Ele tenta acessar suas notas desde as 23h de ontem. Assim como Cícero, ao telefonar para o 0800 recebe a mensagem de que o sistema está congestionado.

Por e-mail, a orientação é que o estudante acesse o endereço eletrônicohttp://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao para cadastrar uma senha definitiva. No entanto, ao clicar no endereço a mensagem que aparece é de “página não encontrada”.

Procurado, o MEC (Ministério da Educação) disse apenas que o sistema está sobrecarregado, e que mais informações deveriam ser obtidas com o Inep, responsável pela prova. Até as 13h30, a reportagem não tinha conseguido contato com o órgão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *