Secretaria Municipal de Saúde entrega certificados de curso de capacitação aos Profissionais do SAMU

Dando continuidade à estratégia que prevê a qualificação dos serviços de saúde prestados em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou, hoje (05), os certificados da capacitação em Suporte Básico de Vida à cerca de 80 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), entre condutores e técnicos de enfermagem. A solenidade contou com a participação do prefeito Julio Lossio, da secretária de Saúde, Lucia Giesta, da diretora de Atenção Especializada, Juliana Granja, do Coordenador Geral do SAMU/Petrolina, Tiago Acioly, e do coordenador do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), Manoel São Thiago.

O treinamento, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HOAC), aconteceu entre os meses de agosto de 2010 e outubro de 2011. “Esse curso teve como objetivo capacitar os nossos profissionais, de modo a contribuir com o seu desenvolvimento e aperfeiçoar a assistência que é prestada à população”, afirmou o coordenador geral do SAMU, Tiago Acioly, reiterando que o conhecimento adquirido ajuda os técnicos de enfermagem e condutores a auxiliarem no socorro às vítimas com mais precisão.

Durante o curso, foram desenvolvidas atividades modulares, em aulas práticas e teóricas, nas quais os profissionais adquiriram conhecimentos acerca dos primeiros socorros em situações de traumas, emergências cardiológicas, obstetétrica, neurológicas, pediátricas, circunstâncias de múltiplas vítimas, para atendimento de paciente morador de rua e biosegurança. “Essas informações promovem mais segurança na assistência e é isso que a gente precisa ter nas diversas ocorrências que atendemos. O serviço ganha e o paciente também. Esse é um resultado que conseguimos constatar diariamente”, enfatizou o coordenador do Núcleo de Educação em Urgências (NEU), Manoel São Thiago, agradecendo à gestão municipal por fornecer as ferramentas necessárias para que o SAMU Petrolina se consolide, cada vez mais como um serviço de excelência.

Para a técnica em enfermagem Mirian Silva todo conhecimento é válido, e a capacitação oferecida pelo SAMU é ainda mais importante por se tratar da atividade que desenvolve em seu dia a dia e está diretamente ligada a preservação da vida humana. “A qualidade de atendimento é vital, principalmente com relação a proteção e manutenção da vida humana. Esse treinamento nos deu mais profissionalismo para sabermos a melhor forma de abordar o paciente, o que fazer e como agir”, afirmou.

A secretária de Saúde, Lúcia Giesta, enfatizou, em seu pronunciamento, que o SAMU 192 é um serviço do Sistema Único de Saúde dos mais democráticos, pois não distingue classe social, ou se o usuário tem ou não plano de saúde privado. Segundo a gestora, todos os cidadãos estão sujeitos a precisar dele, por isso é objeto de muita atenção para a administração municipal. “Estamos investindo em algo muito importante, que é a qualificação dos nossos serviços, pois para cuidar das pessoas precisamos nos capacitar. Já estamos articulando com o Ministério da Saúde um outro treinamento para os nossos médicos e enfermeiros, no intuito de termos um SAMU a cada dia mais preparado para atender a população”, contou a secretária, reafirmando que a maior obra do governo municipal é cuidar das pessoas.

“Para que a saúde funcione bem em nosso município precisamos de duas coisas, investir na infraestrutura dos espaços físicos, a exemplo das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME que estão sendo construídas, e qualificar os nossos profissionais, melhorando aquilo que a gente faz”, ressaltou o prefeito Julio Lossio, salientando o cuidado que o município vem prestando tanto à Atenção Primária, como no SAMU com o atendimento às urgências e emergências.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *