Zona do Agrião

 

JUAZEIRO SOCIAL CLUBE: “VOLVER A LOS 17”

No dia 16 de agosto de 1995, Juazeiro viveu um dia especial em sua vida. Entrava em campo pela primeira vez um representante municipal no futebol profissional da Bahia. Tratava-se da estréia do Juazeiro social Clube no campeonato baiano da segunda divisão de futebol profissional diante do Estrela de Março de Salvador.

O primeiro tempo terminou zero a zero, mas no segundo tempo, com três gols de Hailton o tricolor das carrancas definiu a vitória a seu favor. Era tarde de domingo e o Estádio Adauto Moraes estava lotado, onde milhares de torcedores se aglomeravam nas arquibancadas para assistir o time do técnico Marcelo Passos dar os primeiros passos no futebol profissional.
Faziam parte do elenco jogadores oriundos do amadorismo local: Railson, coleta, Cidinho, Cacá, cocada, Aleomnar, Vaninha, Marcelinho, Márcio Silva, João Alder, Janilson, Nixon, Muller, Nadilson e Hailton, entre outros. Um time com jogadores de muita técnica, contudo, naquele ano, não subiu para a primeira divisão, ficando numa modesta quinta colocação.
Veio o ano seguinte e não deu outra: o time além de conseguir o acesso, conquistou seu primeiro titulo o de campeão baiano da segunda divisão, sob o comando de Mário Felipe, o Onça. É de significante importância mencionar a tenacidade de dirigentes juazeirenses a exemplo de Carlos Humberto e Jailson das tintas que se organizaram, tornando realidade o sonho de muita gente em ver Juazeiro no futebol profissional.
De lá para cá foram muitas conquistas, duas vezes campeão da segunda divisão do futebol baiano, bi campeão do interior, vice campeão baiano da primeira divisão em 2001, alem de várias participações em campeonatos brasileiros, da serie C e Copa João Havelange, Uma participação na Copa do Brasil e outra no Campeonato do Nordeste.
Muitos jogadores se destacaram no Juazeiro Social Clube, o principal deles, foi o lateral Daniel Alves que saiu da equipe de Juniores, indo para o Esporte clube Bahia, depois para a Espanha e seleção brasileira. Para o Bahia o Juazeiro também mandou Mica, Marcelinho, Nixon, Janilson, Alan e Vagner Rocha, esse ultimo com passagem pelo Vasco da Gama. Já Adriano e Petrus, tiveram no Vitória, saindo do time juazeirense. Hoje está no rubro negro baiano, o jovem lateral Carlinhos Rodeadouro que iniciou sua carreira no Juazeiro. Isso mostra a importância que o Juazeiro teve para o município e para o futebol da Bahia.
Hoje , quando o clube completa 17 anos esperamos que os dirigentes encontrem um caminho salutar sob o qual a agremiação possa continuar a desenvolver sua trajetória de glórias e que voltemos a esse itinerário histórico iniciado em 1995, quando os adversários temiam ao nos enfrentar. De modo particular vou recorrer a uma canção latina para lembrar o quanto esse clube nos alegrou: ‘ VOLVER A LOS 17″

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Zona do Agrião

QUANTO VALE UMA MEDALHA

Mais uma vez o Brasil participa de uma edição dos Jogos Olímpicos com uma participação bem abaixo do que se espera: três medalhas de ouro, cinco de prata e nove de ouro, ficando na 22ª posição. Para se ter uma idéia do pouco avanço, só conseguimos subir uma posição em relação aos Jogos de Pequim quando ficamos na 23ª colocação, a situação piora se compararmos aos Jogos de Sidney na Austrália em 2000 quando ganhamos cinco medalhas de ouro e obtivemos a 16ª posição. O fato é que o governo brasileiro, através do Ministério dos Esportes está fazendo um investimento cujo resultado não estabelece o equilíbrio entre custo e beneficio, nos conduzindo a uma pergunta simples: quanto vale uma medalha?
Nos Jogos de Londres, tivemos algumas decepções, entre as quais podemos mencionar o futebol feminino que fez sua pior participação em olimpíadas, ao ser eliminado nas quartas de final. No masculino, conseguimos chegar a final do torneio, contudo, o time de Neymar, Oscar e Leandro Damião foi derrotado na decisão para o México por 2 X 1, ficando com a prata e adiando o sonho do ouro olímpico para 2016 no Rio de Janeiro. O agravante dessa derrota é o fato do elenco ser constituído de jogadores que integrarão a seleção principal que disputará a copa do Mundo em 2014: Lucas, Tiago Silva, Marcelo, Oscar, Leandro Damião, Hulk, Ganso, Alexandre Pato e Neymar, são nomes cotados para fazer parte do escrete brasileiro. Nesse momento o trabalho do treinador Mano Menezes está sendo muito questionado pela imprensa brasileira e por grande parte da torcida.
Ouras expectativas de medalha de ouro para o Brasil não se concretizaram foi o caso de Cesar Cielo que ficou apenas com o bronze nos 50 metros livres. Até nos esportes aquáticos que sempre nos apresentamos bem, desta vez não ganhamos nada. No vôlei de dupla ficamos apenas com uma prata e um bronze, muito pouco se comparamos às edições passadas que sempre tivemos equipes fortes. Porém, a grande frustração que passamos em Londres foi a derrota do voleibol masculino na final contra a Rússia, haja vista que colocamos dois a zero e no terceiro set chegamos a está vencendo por 22 a 19, a três pontos da vitória e deixamos escapar o ouro, possibilitando uma recuperação do adversário que venceu o por 3 X 2.
As surpresas ficaram por conta do ouro no judô, na ginástica artística e, principalmente, no voleibol feminino que conquistou o bi campeonato olímpico. As “meninas” do Brasil não começaram bem a competição, mas a partir das fases do “mata a mata”, foram eliminando seus adversários e de forma surpreendente conquistaram o ouro para o Brasil.

PETROLINA PERDE O JOGO E FICA SEM CHANCES NA SÉRIE D
O time do Petrolina perdeu mais uma partida no Campeonato brasileiro da série D, desta vez foi no domingo (12/08/2012), jogando no estádio Paulo Coelho diante do Baraúnas do Rio Grande do Norte, quando a equipe potiguar venceu por 3 X 1. Os gols foram assinalados por Fabinho, Gilmar e Paulinho para o Baraúnas, enquanto que Lau descontou para o Petrolina. A derrota manteve o representante do sertão na ultima colocação do grupo com apenas 3 pontos, sem nenhuma vitória na competição. Ainda restam duas partidas, para a “fera sertaneja”, uma contra o Ypiranga em Santa Cruz do Capibaribe e outra contra o Campinense no estádio Paulo Coelho, apenas para cumprir tabela, pois não tem mais chances de classificação.

SALGUEIRO VENCE E ENTRA NO G4

O time do Salgueiro venceu o Icasa de Juazeiro do Norte por 2 X 1 jogando no estádio Cornélio de Barros no sertão central de Pernambuco e continua, rigorosamente, na briga para retornar a série B do campeonato brasileiro. Com o triunfo o Salgueiro chegou a 11 pontos e assumiu a terceira posição do grupo, entrando no grupo que passa para a fase seguinte da série C.
MORRE PROFESSOR ALMIRO RODRIGUES

No ultimo sábado faleceu o professor Almiro Rodrigues. Ele era tenente aposentado da Policia Militar da Bahia e exerceu o magistério, atuando como professor de Educação física, principalmente no Colégio Rui Barbosa na cidade de Juazeiro. Além disso, nos anos setenta, Almiro Rodrigues integrou a equipe de esportes da Rádio Juazeiro como comentarista de arbitragem, trabalhando ao lado de Herbet Mouze, Douglas Dourado, Moacir Alexandrino e Otoniel Queirós, entre outros.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com