Projeto de ATER desenvolvido pelo Irpaa terá duração de cinco anos

 

 

 

A partir deste mês o Irpaa dá início ao novo projeto de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER – em comunidades rurais de Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé, Casa Nova, Curaçá, Uauá e Canudos. O novo projeto, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, visa atender inicialmente 2.400 famílias inseridas no modelo de produção da agricultura familiar. O novo projeto terá duração de cinco (05) anos, o que permite o desenvolvimento de ações mais duradouras junto aos produtores atendidos. Os agricultores e agricultoras atendidos/as deverão participar de visitas técnicas, reuniões, oficinas com o objetivo de, dentre outras ações, incentivar a produção de sementes, estimular o acesso ao mercado institucional e a formação de cooperativas familiares, formar bancos comunitários de sementes, elaborar projetos de empreendimentos coletivos.

 

 

A equipe do Irpaa já está indo a campo para realização de diagnósticos que irão dá suporte as ações de ATER a serem desenvolvidas. O diagnóstico consiste na visita de um/a técnico/a às propriedades para aplicação de questionário para identificar as principais características das famílias produtoras.

 

Metodologia Participativa

 

 

 Potencializar a participação dos agricultores e agricultoras nas ações do projeto é uma das prioridades. O diagnóstico, planejamento e avaliação das atividades também deverão garantir a interação da equipe técnica e público beneficiado, com vistas a colocar em prática o itinerário pedagógico: conhecer, refletir e intervir, sempre adotado nos projetos do Irpaa.

 

A sistematização das informações levantadas pelo diagnóstico deverão servir como um registro para a família e para a comunidade, compondo um banco de dados e sendo um instrumento de avaliação da realidade e do desenvolvimento da agricultura familiar na região. O projeto está voltado, portanto, para a dimensão familiar, envolvendo toda a família no planejamento e gerenciamento da propriedade, além de incentivar a organização das mesmas para acessarem as políticas públicas.

 

Ascom/Irpaa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *