Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (Profei) é a nova pós-graduação ofertada pela Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ofertará mais um curso de pós-graduação em 2025: o Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (Profei).

O curso é um mestrado profissional em rede promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho” – Campus Presidente Prudente.

A Univasf é uma das novas instituições de ensino superior associadas ao programa e credenciadas recentemente, após aprovação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A nova pós-graduação será ofertada no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).

O Profei é um curso de ensino híbrido com oferta simultânea nacional, constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior, que tem como público-alvo docentes em atuação na educação básica.

O objetivo do programa é desenvolver um processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras para que os estudantes do eixo da educação inclusiva (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros) possam aprimorar seu potencial e habilidades no ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.

O mestrado tem três linhas de pesquisa: “Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva”, “Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva” e “⁠Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”.

O Profei é realizado na modalidade semipresencial, com ensino híbrido. As disciplinas são on-line, com atividades síncronas ou assíncronas pré-agendadas pelos docentes.

Também podem ocorrer encontros presenciais para atividades como bancas e exames, orientações e seminários, entre outras, que serão agendadas previamente.

A coordenadora do Profei na Univasf é a professora Georgianna Silva dos Santos, do Colegiado de Ciências da Natureza, e o vice-coordenador é o professor Uarison Barreto, do Colegiado de Licenciatura em Química, ambos do Campus Serra da Capivara.

A coordenadora adianta que o corpo docente conta com dez professores e a primeira turma do mestrado na Univasf terá 20 vagas.

O edital de seleção está previsto para ser divulgado em novembro, com ingresso dos estudantes no período 2025.1 da pós-graduação. A coordenadora esclarece que haverá um espaço no Campus Serra da Capivara para os discentes que não tiverem acesso à internet participarem das atividades on-line do mestrado.

A necessidade de um curso nessa área para promover uma melhor formação aos professores da educação básica na região de São Raimundo Nonato levou os docentes do Campus Serra da Capivara a apresentar à Unesp a proposta para ofertar o Profei.

“Estamos em um território com demandas em vários tipos de formação para nossos docentes da educação básica. Sabemos que a formação inicial não dá conta de abordar tudo.

Temos dados que comprovam a dificuldade dos docentes em desenvolver estratégias de ensino para estudantes com laudos (transtornos, altas habilidades e com necessidades específicas). Este programa vem contribuir para o processo formativo dos docentes”, afirma a professora Georgianna

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *