Petrolina reduz números de casos de dengue

 


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta semana os números atualizados dos casos de dengue no município. Enquanto o restante do estado de Pernambuco registrou um aumento de 12,25%, Petrolina reduziu o seu índice e já definiu o Plano de Ação da Dengue para 2011, principalmente, durante o período de maior incidência da doença, entre os meses de janeiro a maio. De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do município, o número de casos notificados em janeiro de 2010 foi de 62, enquanto em janeiro desse ano 48 casos foram registrados, mostrando uma redução de 22,5% em relação ao mesmo período de 2010. Entre os bairros com maior número de notificações estão o Quati, São Gonçalo, Cohab Massangano, José e Maria e, na área rural, o Núcleo Irrigado Senador Nilo Coelho – N3.

 

“No início do ano, elaboramos o Plano de Ação da Dengue, colocado em prática com a chegada do período chuvoso e das altas temperaturas, situações que contribuem para a proliferação do Aedes aegypti. Nesta época, os serviços de saúde devem redobrar a atenção e as ações dos agentes de combate à endemias também são intensificadas durante as visitas realizadas as residências e em locais mais vulneráveis. Pretendemos reduzir ao máximo os casos de dengue no nosso município”, relata a diretora de vigilância em saúde, Kátia Coutinho.

 

Na elaboração do Plano estão envolvidos representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Atenção Primária de Saúde, Hospital de Urgências e Traumas (HUT), Hospital Dom Malan / IMIP, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Laboratório Central (Lacen). Em casos suspeitos, os pacientes devem procurar a Unidade Primária de Saúde (UPS) mais próxima. Em situações mais delicadas da doença, quando há a necessidade de internação, o Hospital Dom Malan/IMIP atende aos casos positivos em gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente) e menores de 15 anos. O Hospital de Urgências e Traumas atende a pessoas que estão fora deste grupo.

 

Disk Dengue – Procurando otimizar o sistema de combate à dengue, a Secretaria de Saúde desenvolveu um serviço para que a população possa contribuir com o trabalho de eliminação do Aedes aegypti. Através do telefone 3864.0645, a comunidade poderá denunciar situações que podem facilitar o avanço da doença no município, identificando locais de risco localizados nas proximidades de suas residências. “A população poderá tirar dúvidas, fazer denúncias e solicitações referentes a focos ou lugares que oferecem condições propícias à proliferação do mosquito transmissor. Essa é uma maneira de envolver a população, pois precisamos da colaboração de todos nessa luta”, esclarece a secretária de saúde, Lúcia Giesta.

 

 

Texto:Taisa Alencar

Foto: Arquivo SMS

Ascom/PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *