Nasf promove palestra para jovens do bairro Alto da Boa Vista sobre anabolizantes

 

Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Petrolina promove palestra para jovens do bairro Alto da Boa Vista sobre anabolizantes

 

Alunos da Escola Paulo Freire, localizada no Alto da Boa Vista, receberam na quarta-feira (23), profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que ministraram uma palestra alertando sobre os riscos do uso de anabolizantes. Com o tema “Uso Indiscriminado de Anabolizantes em Petrolina”, a atividade teve como objetivo conscientizar os jovens da comunidade sobre os perigos do uso dessas substâncias.

A ação desenvolvida na Escola Paulo Freire, pelo farmacêutico Marcelo Alves e pelo educador físico Juliano Alencar, faz parte da estratégia de educação permanente, desenvolvida com a ajuda do Nasf, que considera o uso dos anabolizantes um problema nas comunidades de Petrolina. De acordo com o coordenador do Nasf, Bruno Teles, como é cada vez maior o número de jovens que fazem uso da substância, é necessário mostrar os riscos e malefícios da utilização desses produtos, mostrando que essa não é uma prática saudável.

“Os jovens estão aderindo cada vez mais ao uso dos anabolizantes por questões estéticas de ganho de peso e massa muscular. Acontece que essas pessoas não imaginam o quanto essas substâncias são nocivas ao corpo e terminam ingerindo o produto sem qualquer tipo de controle”, explicou Bruno. Durante a palestra, os profissionais passaram para os alunos informações como os cuidados que cada um deve ter com seu corpo, se há a necessidade de usar anabolizantes, quais são os efeitos colaterais e sobre práticas que contribuem para que os jovens tenham um corpo saudável.


Anabolizantes – Os anabolizantes são substâncias similares aos hormônios sexuais masculinos que causam o aumento da massa muscular. Seu uso é indicado através de prescrição médica para casos de osteoporose, deficiência de crescimento e problemas hormonais masculinos. O uso indiscriminado pode causar danos à saúde humana e os principais efeitos são: nervosismo e agressividade excessiva, problemas no fígado, redução da função sexual, derrame cerebral, aparecimento de acne, retração dos testículos, calvície, entre outros.


Existem também os falsos anabolizantes, como o ADE e o óleo mineral que causam sérios danos, como hipertrofia muscular instantânea, criando um edema no local aplicado, podendo causar a necrose do músculo, onde em alguns casos pode levar a amputação do membro.

 

 

Texto: Taisa Alencar

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *