MORTALIDADE INFANTIL EM JUAZEIRO CAIU EM MÉDIA 40%

blogqspmaternidadeDe 2008 para 2013, a mortalidade infantil em Juazeiro reduziu – consideravelmente – de 22,9 para 13,7 (dados preliminares de 2012 e 2013) em crianças com menos de 1 ano de idade, segundo dados da Diretoria de Promoção e Vigilância do município.

Durante esse período, a queda na mortalidade infantil no município ficou registrada em média de 40%, isso devido às políticas públicas de saúde que melhoraram a qualidade de vida das crianças, ressaltou o secretário da Saúde, Cássio Garcia.

“De 2009 para cá o governo municipal vem investindo bastante na rede própria de saúde. O Hospital da criança já realizou em quase três anos de funcionamento 120 mil atendimentos; quatro mil crianças já foram internadas e receberem os devidos cuidados, a Maternidade realizou procedimentos em mais de 45 mil gestantes de Juazeiro e região, em prol de garantir uma vida mais saudável aos bebês e reduzir a mortalidade infantil”, considerou.

O titular da pasta disse ainda que a redução da taxa reflete o esforço da gestão em continuar avançando com os serviços de Saúde. “Isso significa que o município está promovendo saúde, que a área está se reestruturando. Já foram sete unidades de saúde inauguradas das 22 garantidas para o município em parceria com o Governo Federal. O acesso da comunidade as vacinas tem aumentado, além dos atendimentos humanizados da atenção básica e a melhoria da qualidade do pré-natal. Juazeiro ganhou a primeira UPA e possui hoje um Centro Materno Infantil com a junção do Hospital da Criança e Maternidade. Tudo isso pensando em melhorar e otimizar a assistência”, disse.

Cássio ressaltou também que “Juazeiro ainda desponta em outras áreas. O aumento da escolaridade das mães, acesso à água e saneamento. Tudo isso são fatores que levam a diminuição da mortalidade infantil”, concluiu.

Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), as taxas de mortalidade infantil são classificadas como altas (50 por mil nascidos vivos ou mais), médias (20 – 49 por mil) ou baixas (menos de 20 por mil), de acordo com as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os avanços na área da saúde, principalmente a assistência direcionada para as crianças, trouxeram resultados positivos para a Prefeitura de Juazeiro, confirmando que a gestão está caminhando na direção certa e progredindo nas políticas públicas para melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Foram a partir dessas ações, que Juazeiro conquistou, em 2012, os Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *