MINERAÇÃO CAUSA PREOCUPAÇÃO EM JAGUARARÍ DEVIDO A SEGUIDOS ABALOS SÍSMICOS

MINERADORA CARAÍBA SUSPENDEU EXTRAÇÃO DE MINÉRIOS
Recentemente o município baiano de Jaguarari tem impressionado pela quantidade de abalos sísmicos, somente em 2024 o local registrou 41 ocorrências, segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A cidade tem uma mineradora, no distrito de Pilar, comandada pela empresa EroBrasil Caraíba.
A EroBrasil informou a reportagem da Uol que paralisou as atividades após a preocupação de moradores da localidade e disse que o epicentro está fora da área de sua atuação, mas em uma falha geológica conhecida, localizada a aproximadamente 1.000 metros de profundidade.De acordo com reportagem do UOL, a sequência de abalos fez com que o Núcleo Bahia/Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), a UFBA e a UEFS a publicassem uma nota técnica, no início do mês, também, defendendo a paralisação das atividades em áreas mais suscetíveis a eventos sísmicos. O último tremor registrado foi no dia 24 de julho, de 3,6 na escala Richter.

A empresa explicou que monitora a área e garantiu a “imediata e preventivamente, em cumprimento ao seu procedimento interno de segurança, evacuação da mina subterrânea e paralisou todas as atividades, até que fosse feita uma inspeção-geral em suas estruturas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *