Gestantes do CAIC conhecem Maternidade de Juazeiro

 

 

 

A Maternidade de Juazeiro recebeu nesta quinta-feira (17) a visita de gestantes do CAIC, dando inicio ao projeto Acolhimento Saudável. Durante a manhã, as pacientes aproveitaram para fazer exercícios de relaxamento e alongamento, conheceram a unidade (triagem obstétrica, quartos pré-parto, sala de parto, enfermarias, alojamento conjunto e berçário), aprenderam sobre parto humanizado e saudável, além de receberem dicas de relaxamento para a preparação do parto. Para encerrar o momento, um café da manhã com muitas frutas e sucos.

 

 

 

O coordenador médico da Maternidade, Álvaro Pacheco, fala da importância da primeira visita do grupo de gestantes. “A vinda das gestantes à Maternidade se trata de um momento único para a gestão, já que a prioridade da Secretaria de Saúde é prestar um atendimento de qualidade e diferencial para as mulheres do município. Quando as gestantes conhecem a unidade, ficam menos assustadas e já sabem como serão recebidas no dia da assistência. O propósito é fazer com que cada uma tenha um parto tranqüilo”, disse.

 

 

 

Álvaro fala também de outras mudanças no atendimento. “A Maternidade já colocou em prática o parto humanizado para reduzir o número de cesáreas e garantir um parto saudável. Toda gestante que passa por aqui tem direito a um acompanhamente e permissão da presença de um familiar, para acolher à criança com mais calor humano. O alojamento conjunto também é possível na unidade, onde o bebê sadio logo após o nascimento fica junto da mãe para estímulo do aleitamento materno”, explicou.  

 

 

 

Através de uma conversa informal, o coordenador médico da Maternidade enfatiza a importância do parto normal e humanizado para as gestantes do CAIC. “A presença de acompanhante é muito bom tanto antes como depois do parto. A gestante se sente mais segura. O momento é sagrado, em prol da vida e deve ser respeitado e tratado com muito carinho e atenção. A Maternidade continuará investindo nas melhorias dos atendimentos”, colocou.

 

 

 

Para a estudante Jaqueline Herculano dos Santos, grávida de 6 meses, a visita tranquilizou-a. “Achei tudo ótimo. Uma mudança positiva para nós mulheres. Me sinto privilegiada”, afirmou. A gestante Josilene da Cruz, 20 anos, adorou o momento. “Me senti especial. Aprendi muitas coisas e ainda me diverti. A Maternidade está de parabéns”, completou.

 

 

 

A visita também foi acompanhada pelas agentes de saúde da Unidade de Saúde da Família do CAIC, bairro Malhada da Areia, Ozana Dantas e Irenilde Benevides, pelas estudantes da Univasf, Laise Macedo, Psicologia e Nayanne Bringel, Enfermagem, pela coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Maria Barros e pela coordenadora administrativa da unidade, Rivaécia Espínola.

 

 

 

De acordo com o coordenador médico da unidade, Álvaro Pacheco, a Maternidade de Juazeiro está com estrutura renovada e possui equipamentos necessários para a realização dos atendimentos de baixo e médio risco, além de possuir uma equipe completa e qualificada. A unidade é composta por um corpo assistencial formado por 12 enfermeiros-obstetras, 7 enfermeiros, 18 obstetras, 6 pediatras, 6 anestesistas, 55 técnicos de enfermagem, 1 nutricionista, 1 farmacêutico, além dos profissionais de apoio (recepcionistas, porteiro, maqueiros, auxiliares de serviços gerais e de nutrição, além do setor administrativo). O Centro Obstétrico da Maternidade conta com três salas de cirurgia e uma sala para atendimento de recém-nascido.  

 

  

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *