Escritório da Agência Peixe Vivo, agência de bacia do Comitê do São Francisco, volta a funcionar em Petrolina (PE)

A Agência Peixe Vivo, entidade delegatária responsável pelo contrato de gestão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Francisco (CBHSF), reabriu, na última quinta-feira (12), o escritório regional do Submédio São Francisco. Fechado em 2020 devido à pandemia do coronavírus, a ação fez parte de uma série de medidas para atender às determinações de segurança sanitária do período.

Além das questões de saúde pública, o fechamento do escritório também foi motivado pela queda nas receitas de arrecadação através do pagamento pelo uso da água bruta na bacia do São Francisco no ano de 2020. Na ocasião, uma resolução da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA) suspendeu temporariamente a cobrança pela captação de água em rios da União.

Com isso, além do fechamento da estrutura física do escritório de Petrolina, também foram encerradas as atividades presenciais no escritório de Bom Jesus da Lapa (BA) e uma das duas salas instaladas em Maceió (AL). Também foram suspensas temporariamente as viagens oficiais dos empregados da APV e toda a equipe passou a trabalhar em regime de home office.

A unidade de Petrolina atende às demandas do Submédio São Francisco que abrange 59,4% do território pernambucano, 39,5% da Bahia, 1,1% de Alagoas. A diretora-geral interina da Agência, Rúbia Mansur, destacou que a expansão representa um passo estratégico na missão de fortalecer a presença e a descentralização de atuação na bacia do São Francisco.

“Hoje, celebramos um marco significativo para a Agência Peixe Vivo e o CBHSF, em especial para a Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco com a inauguração de nosso novo escritório regional. Este escritório não é apenas uma nova instalação, mas um símbolo do nosso compromisso e estamos ansiosos para continuar a fazer a diferença na bacia. Agradeço especialmente ao nosso funcionário Maurício Oliveira que com grande dedicação e compromisso fez com que a abertura da regional se tornasse realidade”, afirmou a diretora Rúbia Mansur.


Veja mais fotos:


O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco do CBHSF, Cláudio Ademar, destacou a importância da retomada do escritório no sentido de aumentar a projeção da região e facilitar a dinâmica administrativa do Comitê do São Francisco e o diálogo com os municípios. “Esse é de fato, um momento de extrema importância porque estamos reafirmando nosso compromisso com toda a região. A reabertura do escritório em Petrolina, a terceira maior cidade do estado de Pernambuco, é estratégica do ponto de vista de reforçar e facilitar o diálogo com os municípios”.

O escritório em Petrolina funciona na Rua da Alemanha, nº 155, no bairro Areia Branca. Primeiro andar, sala 03.


Assessoria de Comunicação do CBHSF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *