Crianças e adolescentes do Programa Novo Caminho comemoram Dia Nacional da Caatinga


Cuidar e preservar o meio ambiente fazem parte das lições aprendidas pelas crianças e adolescentes atendidas pelo Programa Novo Caminho. Em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, na manhã da última quarta-feira (27), eles devolveram ao Rio São Francisco tartarugas de água doce que são reproduzidas no viveiro do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72ºBIMtz).O Programa atende a 60 crianças e adolescentes, de 09 a 13 anos, em situação de vulnerabilidade social, e é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina (SEDEST) em parceria com 72º BIMtz. O Novo Caminho funciona na sede do Batalhão, localizada na Avenida Cardoso de Sá, S/N, bairro Vila Eduardo, e conta com duas turmas, uma pela manhã, das 07h30 às 11h30, com 30 alunos e outra à tarde, das 13h30 às 17h30, com mais 30 participantes.

 

As crianças e adolescentes do Novo Caminho participam de atividades físicas e lúdicas, reforço escolar e visitas aos pontos culturais e turísticos da cidade. Para a professora Edna Maria da Costa, essa atividade já faz parte do calendário de atividades ao trabalhar a temática de meio ambiente na sala de aula .

 

“Hoje, eles vieram devolver para a natureza as tartaruguinhas de água doce, reproduzidas no 72ºBIMtz. Realizamos um trabalho sobre as tartarugas e seu habitat natural. Com isto, as crianças e adolescentes têm consciência da importância de preservar o meio ambiente. Também estamos felizes com os resultados do Programa, pois as professoras das escolas têm prestado depoimentos fantásticos sobre mudança de comportamento e atitude dos alunos, como também melhor rendimento escolar. Isso é muito gratificante”, elogiou a professora.

 

A Prefeitura Municipal de Petrolina fornece aos beneficiários do Programa fardamento completo (camisa, calça e sapatos), além de duas refeições em cada turno, bem como professores.

 

Para a Diretora de Atenção à Criança e ao Adolescente, Rozinete Bonfim, é importante a conscientização dos alunos do Novo Caminho para a preservação da natureza. “As crianças e adolescentes estão pondo em prática o que aprenderam na sala de aula e podem levar esta experiência para a vida, pois são multiplicadores da preservação do meio ambiente”, ressaltou.

 

Este ano o Programa conta com uma novidade, também está sendo desenvolvido o Projeto “De Oito a Oitenta” com aulas de dança nas modalidades populares (Frevo, Xaxado, Ciranda, Bumba Meu Boi e Maracatu), de salão (Forró, Salsa, Bolero, Tango e Mambo), contemporânea e moderna.

 

 

Texto e Foto: Luana Bernardes

Ascom/PMP

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *