CONSELHEIROS DE CULTURA SE PREPARAM PARA PARTICIPAR DO TEIA BAHIA 2014

unnamedOs conselheiros de cultura Márcio Caires e Alva Célia Medeiros se preparam para participar do II Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia, o TEIA Bahia 2014. O evento começou nesta quinta-feira, 08, e segue até amanhã (10), no Centro Antigo de Salvador. Confirmaram presença também quatro conselheiros eleitos na V Conferência Estadual de Cultura e que, em breve, representarão os Territórios de Identidade no Conselho Estadual de Cultura (CEC).

O TEIA Bahia 2014 visa promover debates, rodas de conversas, oficinas e mostras artísticas, além da eleição para representantes de pontos de cultura dos territórios. “É a oportunidade de fazer intercâmbio cultural e fortalecer nosso trabalho. Quero participar de tudo”, disse, em tom animado, a conselheira de cultura Alva Célia Medeiros.

A conselheira é gestora do Pontinho de Cultura ‘Ibeji Mirô’, em São Francisco do Conde, no Recôncavo. No TEIA Bahia 2014, Alva Célia pretende conhecer o trabalho de outros pontos de cultura, principalmente aqueles que trabalham com a cultura da infância e juventude. Ainda no evento, ela participará da oficina Metodologia da Pedagogia Griô e da roda de conversa Políticas Culturais para a Infância e Juventude.

“Escolhi esses temas porque nosso pontinho de cultura trabalha com a ancestralidade e, por isso, quero aprender e trocar experiências de contação de histórias para ampliar meu universo cultural”, afirma.

TERRITORIAIS – O TEIA Bahia 2014 receberá também Maria Fulgência Bonfim, Fábio Mendes, Ramonclay Santos e Wagner Lavôr. Os quatro são conhecidos por terem sido eleitos como representantes territoriais na V Conferência Estadual de Cultura, em outubro de 2013. O pleito garantiu que eles ganhem assento no Conselho Estadual de Cultura assim que houver a convocação oficial do governo estadual.

Para a futura conselheira Maria Fulgência Bonfim, um dos momentos mais importantes do TEIA Bahia 2014 será o Fórum dos Pontos de Cultura. Na ocasião, serão eleitos representantes territoriais dos pontos de cultura. “Nosso principal objetivo é a renovação do quadro, que, desde 2009, possui as mesmas representações. E queremos fazer uma interação com os novos pontos de cultura aprovados este ano”, assinala.

Maria Fulgência está à frente do Instituto Odu Odara, em Feira de Santana. Durante o TEIA Bahia 2014 ela mediará a roda de conversa Cultura e Educação.

Já Fábio Mendes, que representa o Território de Identidade do Vale do Jequiriçá, é colaborador na elaboração de projetos no ponto de cultura Acordes do Jequiriçá, com sede em Planaltino. No TEIA Bahia 2014, Mendes participará  na Oficina de Transmissão ao vivo via internet. Seu objetivo é aplicar o conhecimento adquirido no blog que divulga as ações do Acordes do Jequiriçá.

Mais informações sobre o TEIA Bahia 2014 podem ser conferidas no www.cultura.ba.gov.br/teia2014. Os encontros dos Pontos de Cultura estão acontecendo em outros estados.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *