Ambientalistas cobram explicações de Joseph, Gonzaga e Fernando Filho que aprovaram o novo código florestal

 

Surpresos e indignados. Foi desta forma que os ambientalistas Cícero Félix e Roberto Malvezzi (Gogó), ambos da Comissão Pastoral da Terra, reagiram ao tomar conhecimento  durante encontro organizado pelo MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens, na Univasf em Petrolina, que Joseph Bandeira (PT-BA), Gonzaga Patriota e o Fernando Filho (PSB-PE), ajudaram a aprovar o Novo Código Florestal.
“Esses parlamentares foram eleitos se dizendo defensores do rio. Então quando eles votam a favor das mudanças no Código Florestal, eles estão legalizando o desmatamento do que resta de mata ciliar do Rio São Francisco. Esses deputados precisam explicar à população da região porque tomaram essa decisão? Que interesse existe por trás dessa decisão?”, questionou Cícero Félix.
O ambientalista ainda informou que houve toda uma mobilização nacional para que o Código não fosse votado nesse momento, que ocorresse uma maior discussão com a sociedade e isto não aconteceu

Para Roberto Malvezzi a surpresa maior foi exatamente o fato de que o representante de Juazeiro Joseph Bandeira votou a favor do Cógigo, ou seja, contra a posição do governo. “A presidente Dilma tem dito repetidas vezes que não vai endossar essas mudanças no Código Florestal. Ela foi taxativa ao informar que vai vetar o novo Código. Se fosse o contrário, entenderíamos que os deputados governistas estariam seguindo uma decisão de governo, mas não foi o que aconteceu e os nossos representantes devem no mínimo uma explicação ao povo”.
Cícero Felix também informou que no próximo ano o Brasil vai sediar a Rio+20 onde serão discutidas as questões climáticas no planeta. “O desmatamento, por certo, estará no centro das discussões”, encerrou o membro da CPT.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *