COORDENADOR DO EIXO DE PRODUÇÃO DO IRPAA FALA SOBRE ATUAL SITUAÇÃO ALIMENTAR DE JUAZEIRO

blogqspmoacir IrpaaO coordenador do eixo de produção do Irpaa (Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada), Moacir Santos (foto) esteve no programa ‘Bastidores da Notícia’ para discutir a importância da valorização do semiárido para que os moradores da região compreendam sua importância e conheçam as possibilidades de convivência com o clima local com qualidade de vida.

De acordo com Moacir um dos principais trabalhos do IRPAA é mostrar para o homem do campo que é possível viver bem produzindo alimentos particulares da região com o uso das tecnologias de aproveitamento e armazenamento de água. “A partir do momento que você passa a gostar da sua terra e descobrir que você foi enganado durante tanto tempo, você passa a enxergar o potencial que tem ali”. Explica.

Sobre os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que mostram que a questão alimentar em Juazeiro está crítica, Moacir ressalta que os números representam a realidade, segundo ele isso ocorre por que a principal produção agrícola irrigada do Vale do São Francisco é voltada para exportação de frutas, o que não inclui os alimentos que vão para a mesa dos ribeirinhos como feijão, quiabo e macaxeira, produzidos apenas por pequenos agricultores, o que não é suficiente para suprir as necessidades do local.

“Quanto mais você tem incentivo do estado mais você é obrigado a não produzir alimentos, produzir frutas para exportação, e que feijão e milho não é cultivo de produzir aqui São Francisco, porque tem baixo valor agregado, você tem que produzir para exportar isso diminui a área de produção”. Conta Moacir.

O coordenador critica as construções de condomínios e propriedades privadas às margens do Rio São Francisco, locais que deveriam ser destinados à produção de alimentos. Moacir destaca que uma das questões que está pendente nas Câmara de Vereadores de Juazeiro é a criação da Lei Municipal de segurança Alimentar, que deve proporcionar ao município o sistema nacional de segurança alimentar para possibilitar a captação recursos para resolver problemas do município referentes ao setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *