SAÚDE DE JUAZEIRO INICIA OFICINAS COM 5º, 6º E 7º TURMAS DO PROJETO ‘CAMINHOS DO CUIDADO’

unnamedA Secretaria da Saúde de Juazeiro iniciou semana passada as oficinas das 5º, 6º e 7º turmas do projeto ‘Caminhos do Cuidado’. O processo de formação dos Agentes Comunitários (ACS) e Técnicos de Enfermagem iniciou em abril e mais de 300 profissionais já foram contemplados.

Nesta quarta-feira, 17, mais 40 pessoas reuniram-se na Secretaria de Educação para discutir as possibilidades de ampliar as práticas de cuidado, escuta e acolhimento aos usuários da área de Saúde Mental do município, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde e Governo da Bahia.

Para o técnico de enfermagem de Abóboras, Ananias José dos Santos, o encontro é uma forma de trocar informações. “Tenho certeza que irei sair com uma bagagem grande. É importante aprender a lidar com situações novas. O olhar das políticas de Saúde Mental deve estar associado não somente a metas e indicadores, mas a gestos humanos e diálogos”, disse.

A agente de saúde de Lagoa do Salitre, Adercina dos Santos, começou a participar da oficina com uma perspectiva positiva para o seu trabalho. “Temos que enxergar os usuários com um novo olhar, dando mais valor, respeito, cuidado. Vamos também acolher de forma diferenciada os familiares. Tenho certeza que esse projeto será fantástico, pois cuidar da saúde é responsabilidade de todos, por isso não devemos só internar, medicar, mas saber lidar com mais carinho e amor com estas pessoas, sem preconceito, para que os mesmos não sejam excluídos da sociedade”, comentou.

A oficina tem como tutoras: a psicóloga, Carla Lorena Pesqueira, também articuladora do curso e as enfermeiras Danielle Pereira e Juliana Saturnino. O projeto irá beneficiar ainda mais cinco turmas de profissionais e está previsto para ser encerrado em dezembro, informa a psicóloga.

“Todos os profissionais estão aderindo positivamente ao projeto. Inicialmente, alguns chegam aqui com um olhar e depois ultrapassam barreiras e aprendem a lidar melhor com os usuários de drogas sejam licitas ou ilícitas. O importante é respeitar todos e acolher cada um com respeito e atenção. Juazeiro visa qualificar e humanizar os atendimentos oferecidos a este público trazendo novas formas de cuidados para os usuários de substâncias psicoativas”, destacou Carla Lorena Pesqueira

Durante o curso, as tutoras realizaram várias atividades, dentre elas: formação de grupos para discussão da Saúde Mental na Atenção Básica. A formação já foi promovida para os profissionais dos bairros do João Paulo II, Antonio Guilhermino, Parque Residencial, Penha, Palmares, Quidé, Itaberaba, Tabuleiro, Maringá, Dom José Rodrigues, Argemiro Jardim Flórida e de algumas Unidades Básicas de Saúde do interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *