Prefeitura investe em políticas públicas para a juventude de Petrolina

Muitas ações direcionadas para os jovens, através dos programas desenvolvidos pela Superintendência de Juventude, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) foram executadas nos últimos três anos. Criada nessa gestão, a Superintendência de Juventude tem como objetivo assegurar o desenvolvimento pessoal e social e qualificação profissional de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações que promovam a inserção ou reinserção familiar e comunitária, na escola e no trabalho.

O Superintendente de Juventude, Robson Rocha, explica como o órgão se organiza. “A Superintendência é um departamento identificado com a juventude, que atua de forma ágil e inovadora, sabendo realmente o que a população juvenil deseja, agindo de forma precisa quanto à implementação de políticas públicas direcionadas para os jovens. Este ano várias ações foram desenvolvidas dando oportunidades aos jovens de Petrolina da sede e do interior”, declarou.

O grande foco da Superintendência de Juventude é favorecer o desenvolvimento pessoal e social do público atendido, bem como garantir atividades socioeducativas que venham contribuir e oferecer aos adolescentes e jovens condições favoráveis à formação de sua identidade e constituição como sujeitos de direitos. Dentre os programas oferecidos estão: Programa Projovem Adolescente, Programa Juventude e Cidadania, Programa Vida Nova – Centro da Juventude, o Programa Projovem Trabalhador, Fábrica de Cultura Juvenil e no dia da poesia: Venha à Praça que a Poesia te Abraça.

Centenas de jovens de Petrolina já foram beneficiados com os cursos oferecidos pelos programas, como: beleza e estética, transportes, metal mecânica, construção e reparos, serviços pessoais, arte e cultura, alimentação, administração, serviços domiciliares, turismo e agroextrativismo, teatro, dança, percussão, violão, artesanato, esporte, capoeira, auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, torneiro mecânico, eletricista instalador predial, pedreiro, assistente administrativo, mecânico e manutenção em motocicletas, operador de processos na indústria de alimentos, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção e instalação de aparelhos de climatização e refrigeração doméstica.

(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *