CAPACITAÇÃO SOBRE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS ACONTECE EM PETROLINA

unnamedA Secretaria de Cidadania através do Centro de Referencia especializado de Assistência Social (CREAS) trouxe para Petrolina uma capacitação sobre medidas sócioeductivas, ministrada pelo Governo estadual. O ciclo de palestras aconteceu em um dos auditórios do CREAS Municipal, nesta terça-feira (02/09)

Segundo Ana Roberta Oliveira – Coordenadora do Sistema Sócioeducativo de Pernambuco, a municipalização de medidas socioeducativas em meio aberto, voltada para jovens com problemas com a lei, é priorizada em cidades brasileiras de médio e grande porte.

“Adolescentes que cometem atos de infração têm mais chances de serem atendidos por programas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços a Comunidade – medidas mais eficientes na diminuição da violência e na inserção dos jovens na vida social do que as internações em estabelecimentos educacionais, em geral, afastadas da comunidade de origem do jovem” Completou a Coordenadora.

Ainda que não exista uma metodologia nacional de verificação do índice de reincidência dos adolescentes, a Secretaria de Cidadania/CREAS em Petrolina, estima que, no sistema em meio aberto, a reincidência seja de 15% e, nas medidas em meio fechado, a reincidência está entre 20 e 25% (No sistema penal adulto, a reincidência é de 60%).

Contudo, a municipalização é fundamental para ampliar o atendimento das medidas sócio educativas em meio aberto. Pois esta é a forma que permite que este serviço chegue a todos os lugares. No município de Petrolina, por exemplo, o atendimento e o acompanhamento junto às famílias é feito em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Ainda no município existe 01 CREAS Municipal e 08 CRAS. Cada um atende a um conjunto de bairros no seu entorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *