Última terça teve Iª Solenidade de Conclusão a EJA II no Conjunto Penal de Juazeiro

Prezados/as,

O dia 20 de dezembro transformou-se num marco da educação nas prisões na Bahia, foi realizada a cerimônia da Iª Solenidade de Conclusão da EJA II, Extensão da Escola Municipal Profa Maria Franca Pires, localizada no Conjunto Penal de Juazeiro. O evento contou com a presença de familiares, professores e autoridades.

Os concluintes na sua maioria adultos na faixa etária dos 40 anos de idade, por motivos diversos não tiveram acesso ou deram continuidade a escolarização básica. Encontrar na prisão à oportunidade de conclusão de uma etapa da educação básica, para muitos era um sonho quase impossível, principalmente pela ausência em muitas unidades prisionais brasileiras de escolas funcionando dentro dos presídios. Estima-se que da população carcerária atual, cerca de 500 mil, apenas de 12 a 14% dos internos tem acesso à educação. Para o interno José Wilson, que quando foi sentenciado a privação de liberdade, nunca tinha frequentado a escola formal, a conclusão de duas etapas da educação básica no cárcere, significou a retomada dos sonhos e projetos de infância e uma nova perspectiva de resignificação social.

Com o advento da Lei 12.433/11, que regulamenta a remição dos dias estudados, numa contagem de 3 dias por um de remição, a expectativa é que mais internos participem das atividades escolares.

Por Enio Silva/Pedagogo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *