Três novos programas de residência médica são aprovados no HRJ

Primeiro hospital do país a ter programa de residência médica aprovado antes de completar um ano de existência, o Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP) está comemorando mais uma boa notícia: na última semana, a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM) aprovou três novos programas de residência na unidade de saúde. O hospital, que já contava com cursos de residência em Clínica Médica e Cirurgia Geral, também vai apresentar esta modalidade de ensino nas áreas de Medicina Intensiva, Cirurgia Vascular e Coloproctologia.

De acordo com o Coordenador de Ensino e Pesquisa do HRJ, o médico José Antonio Bandeira, a chegada dos três novos programas de residência constitui um marco para a unidade de saúde e resultará em benefícios para toda a região. “Essa conquista deverá trazer um ganho de qualidade muito grande no atendimento aos usuários do SUS e na atualização dos nossos profissionais de saúde. Um hospital que em dois anos de existência já apresenta cinco programas de residência médica é inédito no Brasil e representa uma referência de ensino e pesquisa na região”, comenta.

Os novos programas, que foram homologados no dia 15 de dezembro após plenária da Comissão de Residência Médica em Brasília, já deverão estar em funcionamento no início de 2012. A expectativa é que o edital para seleção dos residentes seja lançado ainda no mês de janeiro. Com os novos cursos, o Hospital Regional de Juazeiro passará a contar com 20 residentes (além das já existentes residências em Clínica Médica e Cirurgia Geral, que juntas apresentam seis estudantes, foram aprovadas quatro vagas para Cirurgia Geral, quatro para Coloproctologia e seis para Medicina Integral).

O HRJ, que tem como missão prestar um atendimento de qualidade e integrado ao ensino e à pesquisa, espera alcançar ainda mais conquistas no ano de 2012. “Nossa proposta para o ano que vem é aumentar o número de vagas para Clínica Médica e Cirurgia Geral, e solicitar um novo programa de residência médica, desta vez em Gastroenterologia. A existência desses cursos vai trazer muitos ganhos à comunidade juazeirense, uma vez que, apesar da região já contar com uma faculdade de medicina, o que realmente fixa esses profissionais são os cursos de residência”, conclui José Antonio.

(Ascom HRJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *