Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina presenteia o CAPS Infantil

Aproveitando o período de comemorações natalinas, a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, entregou (21), no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), os brinquedos arrecadados numa campanha realizada entre os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Os brinquedos doados serão utilizados nas oficinas terapêuticas e nas atividades de recreação realizadas com os usuários do serviço.

“O nosso objetivo é que os brinquedos sirvam de suporte às atividades desenvolvidas aqui no CAPS, como um elemento de uso coletivo e pedagógico nas oficinas e também para o lazer dos nossos pacientes”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, salientando a importância de ter em Petrolina uma estrutura como o CAPSi. “Em Pernambuco, só encontramos o CAPS Infantil na Região Metropolitana e nós temos esse serviço aqui em Petrolina para oferecer às nossas crianças até os 18 anos incompletos”, completou.

Para a aposentada Maria Silvana da Costa, a implantação do CAPSi em Petrolina representa um alívio. “Um filho faz tratamento aqui há dois meses e já melhorou muito. Antes ele era muito agressivo, mas agora está mais calmo, obedece. Eu não tenho do que reclamar, eu e o meu filho somos bem recebidos por toda a equipe”, enfatizou. A unidade, inaugurada em setembro deste ano, atende aproximadamente 70 crianças e adolescentes, com transtornos mentais ou transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.

Uma equipe formada por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, pedagogo, assistente social, técnico de enfermagem e uma recreadora acolhem as crianças e adolescentes que chegam ao centro por demanda espontânea. “Qualquer pessoa pode procurar o CAPSi. Aqui, nós ouvimos as queixas trazidas pelos responsáveis, realizamos uma triagem para identificar se o usuário realmente precisa ser tratado no Centro, então elaboramos um projeto terapêutico para trabalhar com esse paciente”, explicou a Coordenadora do serviço, Poliana Moreira.

As crianças e adolescentes inscritos no CAPSi dispõem de oficinas terapêuticas, atendimento médico e psicológico, orientação medicamentosa, visitas domiciliares, atividades de inserção social e atividades lúdicas nas quais as crianças aprendem noções de regras e limites.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *