**Otoniel Gondim — Professor, Escritor e Compositor.
As coisas, quaisquer coisas, não nascem, vivem ( ou vegetam ), morrem, por acaso. Não há destino, predestinação nata, quando se tem um foco, uma obstinação, um propósito fiel. Por isso , e mais que isso, um povo sofrido, maltratado, espirraçado, largado, humilhado, desvirginado, ainda se põe de pé e ainda toma café.
Quem disse que o povo morreu? Que o fidalgo venceu? Quem disse foi você , leitor, eu ou uma Nêga minha? Não, deveras que nunca que nunquinha não. Foram eles, ‘’Eleszinhos’’ : OS PREDADORES DO POVO! Só que, para a raiva deles, quando mais matam um dos nossos… mais dos nossos nascem.
“ Viva o Povo Brasileiro””
João Ubaldo, Ariano Suassuna, Rubem Alves
E o de Juazeiro!
Bom, leitor amargo de esperanças , dei o meu recadinho inicial. Agora, meio animado, olho o Velho Chico ( Coisa feia, maldade, minha gente. Vai ver Francisco nem gosta disso de Velho. ) e cismo a perguntar aos meus botões: Nessa terra dos idos pés de Juá ( até os do cemitério deram sumiços ) existem políticos sérios, verdadeiros, amantes, amáveis, confiáveis ? Leitor amigo, desculpe, mas, continuo cismado à beira do Chico a ver esgotos despejando-se a céu aberto ou não e aos meus botões perguntando : Tenho mesmo que votar em algum dos ‘’Eleszinhos “ por descarga de consciência cívica e de cidadania? E sigo jogando pedrinhas no Chico e entupindo os meus botões de perguntas, muitas perguntas. Quiçá, um dia tenham respostas.
Desabotoei-me e resolvi me salvar, Mas, como? Fugindo léguas de convívios e indagações sobre os políticos de querelas vazias, fúteis, inóspitas, cheias de putarias com o povo. Corro ligeiro na mente para Proudhon, Durkheim,Marx, Engels, Hegel,Comte, Borges, Cortazar, Lhosa,Weber, Kant, Nietzche,Drumond, Quintana,Leminsk, Cacaso,Caetano , Gil,João, Jobim, Bethânia, Paulo Diniz, Novos Baianos e outros afins. Bela de uma salvação, leitor, céu puro. Tente isso, leitor curioso, tente mesmo e salve-se , também, pelo gongo. Aí, sim, de novo bonito na fita, ponho um arco-íris na minha moringa e descasco o caos momentâneo.
Às vezes, temos de recorrer às solicitações da realidade para completar o que o sistema e a sociedade tem de incompleto. E não apenas com uma análise hipercrítica política, mas, buscando mais e mais a fundo O CAMINHO FILOSÓFICO DA IDEOLOGIA POLÍTICA! O primeiro passo é penetrar na consciência social e se permitir analisar a nossa própria situação…para que arranjemos uma forte força prática. Juazeiro-BA anda muito mal das pernas, vem esmolando-se, arrastando-se febril a quanto tempo? Desde a má gestão de quem até quem? Desde os incompetentes e servis vereadores de quando até quando ? Desde uma falsa sociedade de onde até onde??? E o povo, ainda me orgulho de me incluir nesse meio, é o centro dessa trama diabólica, desse drama, desse teatro, dessa escrotice, desse cenário que ‘’Elezinhos ‘’ criaram, reanimam a cada eleição e, juram de pés juntos e pelas suas ‘’ Mãezinhas’’,isso será para sempre, perpétuo. Caras de pau…
BRINCADEIRA, NÃO. Usam a filosofia abstrata, a religião alienante, o dinheiro escuso, as promessas f.d.p., as instituições desconstituídas de moralismos e, ‘pra cabar de lascá o cano’, o Estado . BRINCADEIRA, NÃO. Daí o povo ter de lutar não apenas contra as suas próprias naturezas, mas, também, contra as criaturas e os criadores dos regimes reacionários, safados duma figa, desumanos. Gostou, leitor, amou?
O VOTO ( olhe ele aqui, apareceu ) será sempre a principal arma, acompanhada dos manifestos sociais populares, culturas engajadas, berros consequentes e sem medos, para descaracterizar, aniquilar e enterrar de uma vez por todas os ‘’Elezinhos’’.
Buscar, então , no próximo VOTO, grau de verdade, de responsabilidade, de eficiência e de utilidade dos funcionários ( Em juazeiro, pelo menos por enquanto, os políticos com cargos não podem serem qualificados de autoridades ) políticos Chega de ditar-nos com ritos, costumes, dez reais, tapinha nas costas, conta de luz, pinga, Tylenol, chocolate, modelos, símbolos e conversa fiada pra diabo dormir.
O povo não é diabo, não pode e não deve mais , no ponto, dormir. Acorda, Zé Ninguém!!! Vamos buscar esquina a esquina, grito a grito, a diferenciação, transformação,adaptação,culturação, mudança ( não essazinha d’agora ) , modernização e um grande , sincero e real desenvolvimento social. Eis um desafio vívido que nos removerá aos leques possibilistas da humanidade: O HUMANISMO. Fora! Fora! Fora!, né não leitor? os monopólios e rodízios políticos (ô panelinha boa essa que todos em juazeiro sonham em voltar a mamar e comer) e as especificidades reacionárias ridículas. O leitor-eleitor, sai do senso comum, leia , pesquise, analise, debata, indague, vote convicto, certo e não mais se arrependerá.
Bombombombom, o coerente é que juazeiro tem quem dar um pontapé nos traseiros pomposos de dinheiro público em determinados candidatos nesta eleição e que os pontapés se estendam aos aliados e coligados. Os ruins ( grande maior parte, diga-se de passagem ) que se..explodam. Afinal, eles próprios se assustam com a própria sombra e imagem.Veja,ávido leitor amante das letras, que chegamos sem querer querendo a um acordo: juazeiro-BA, com pouquíssimas exceções ( quais? ) , é realmente um grande celeiro de ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS.
Á beira do Rio Chico, imploro. Ah, não. Imploro, nada, ordeno: MINHA GENTE, NÃO VOTE NOS ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!!! E dormirão em paz.
Amém.
Ai, ai, ai ,ai, Helena
Quando lerem essa crônica
“Eleszinhos” farão desdéns
Com cínicos risinhos de Hiena
Por isso, Helena
O povo vai dar, né, com muita fé
O VOTO PONTAPÉ!
*Otoniel Gondim — Professor, Escritor e Compositor.
