A sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) em Petrolina reuniu terça-feira (22) mais de 30 delegados sindicais para um debate sobre o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. O encontro contou com a contribuição da Rede de Educação Cidadã (Recid) e da Secretaria Operativa do Vale, que distribuíram materiais do Plebiscito para a mobilização em torno da criação de novos comitês.
O STR se comprometeu a pautar a campanha em todas as suas bases, engrossando as fileiras das entidades que entre os dias 1º e 7 de setembro darão uma oportunidade ao povo brasileiro de opinar se desejam uma Constituinte Exclusiva e Soberana que modifique o sistema político em nosso país e fortaleça a democracia participativa.
Mais de cem entidades estão engajadas desde o final de 2013 na campanha do Plebiscito Constituinte. Desde o ano 2000, os Movimentos Sociais começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos. Entre eles, destaca-se a consulta sobre a criação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), em 2003, quando 13 milhões de pessoas disseram “não” à tentativa de sua implantação.