ESTABELECIMENTOS GANHAM CERTIFICADO PELA UTILIZAÇÃO DA CAIXA DE GORDURA

unnamedNesta quarta-feira (23), o técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Wilson Alves e os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) entregaram em dez estabelecimentos comerciais de Juazeiro um certificado de participação no ‘Programa de instalação da Caixa de Gordura com cesta’. O objetivo da entrega foi reconhecer a contribuição da empresa na preservação do meio ambiente e na manutenção da rede coletora de esgoto, com a diminuição dos impactos ambientais sanitários gerados pela atividade.

Um bom exemplo vem da empresária Solange Humberto de Lima. Há três anos ela reformou seu restaurante e instalou duas caixas de gorduras. “As pias entupiam constantemente e a água transbordava na avenida em frente ao restaurante, ocasionando transtornos para os clientes devido ao mau cheiro.

Por isso, quando reformei tomei a iniciativa de colocar imediatamente a caixa e o problema foi solucionado. O mais importante é que sei que estou contribuindo com a preservação do meio ambiente”, declarou a empresária.

No estabelecimento que Romilson Rocha é gerente as caixas de gordura foram colocadas após a visita dos técnicos do SAAE e dos fiscais da SEMAOP. “Agradecemos a orientação que nos foi dada. Só de saber que não terei problemas com o entupimento na rede de esgoto fico aliviado e sei que os benefícios serão muitos”, disse Rocha, que tem orientado as cozinheiras para não jogarem o óleo de cozinha direto na pia e sim guardar numa garrafa pet para depois doar a alguma instituição

O técnico do SAAE, Wilson Alves, dá dicas de como proceder com a instalação. “A caixa de gordura tem que ser colocada na parte interna do estabelecimento ou áreas próximas à cozinha e instalada na tubulação que recebe água da pia que vai direto para o passeio”, explicou. Wilson alerta que não pode ser colocada na calçada e nem instalada na mesma tubulação da bacia sanitária.

O fiscal de postura da SEMAOP, Ramson Pegertino, esclarece como o trabalho está sendo executado. “No primeiro momento realizamos a visita a diversos pontos comerciais da cidade, orientando os donos quanto a importância da instalação da caixa. Concluído essa etapa, realizamos a notificação nas empresas que não regularizaram a colocação, dando um prazo para se adaptarem. Agora estamos retornando aos estabelecimentos e caso não tenham se adaptado serão advertidos, persistindo será aplicada uma multa”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *