Palestra sobre as pessoas com deficiência é ministrada pelo Prefeito Lossio em Senhor do Bonfim – BA

Convidado pela equipe organizadora do II Seminário de Formação de Gestores e Educadores de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, o prefeito Julio Lossio, acompanhado pelo Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição, ministrou na tarde de ontem (07), uma palestra com o tema “As pessoas com deficiência e o acesso à saúde”. O evento aconteceu no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, no município de Senhor do Bonfim – BA.

O Seminário iniciou desde a última segunda-feira (05) e tem por objetivo formar professores das escolas municipais para atender com qualidade os alunos com deficiência que estão na rede pública municipal. A ação é iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim, que é o o Polo Central de 41 municípios baianos.

A cada dia, o evento recebe palestrantes que discutem diversos temas ligados à Educação Inclusiva, como por exemplo: Políticas Públicas – Gestão da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva; Salas de Recursos Multifuncionais – Oferta de Atendimento Educacional Especializado – AEE, entre outros.

Segundo a Coordenadora do Programa Educação Inclusiva Direito à Diversidade, Eliana Conceição, os municípios têm enfrentado algumas dificuldades diante da questão da falta de informações, ou mesmo, devido a mudanças de governo. Por isso a importância de socializar as ações dos municípios presentes e dos convidados. “A ideia do programa é que outros municípios participem conosco e tragam ideias como o prefeito Julio Lossio trouxe para nós as ações realizadas em Petrolina e que vemos que estão dando certo”, afirmou.

Reunindo mais de 300 pessoas por dia, o público participante de ontem pôde conhecer as diversas ações realizadas no âmbito de educação inclusiva desenvolvidas no município de Petrolina e socializadas pelo prefeito Julio Lossio em sua palestra. “Agradecemos o convite e ficamos felizes porque hoje em Petrolina temos a Secretaria de Acessibilidade que cuida das questões de acessibilidade das pessoas que possuem alguma deficiência, seja ela física, visual, auditiva, ou mesmo intelectual. Temos o Centro Auditivo, que através dele já distribuímos quase 2 mil aparelhos auditivos, há também a Fundação Banco de Olhos, que realiza entre outros atendimentos, o transplante de córnea, além do Programa Olhar Brasil que realiza um trabalho nas escolas municipais, fazendo uma triagem nos alunos e entregando óculos a quem precisa, entre outros programas”, discursou o prefeito Julio Lossio que foi aplaudido diversas vezes durante a palestra.

(Élida Maria – Ascom Petrolina/Foto)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *