ESPETÁCULO BAIANO PARTICIPA DE DOIS DOS MAIORES FESTIVAIS DE TEATRO DO MUNDO

Ilustração
                                              Ilustração

Com o apoio do Edital de Mobilidade Artística da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), a CIA DO MEU TIO é a única Cia do Norte e Nordeste que participa de dois dos mais importantes Festivais de Teatro da Europa apresentando O SAPATO DO MEU TIO, até o próximo dia  27 de julho em Avignon e de lá seguirá  para o Fringe de Edimburgo de 5 a 24 de agosto. É a primeira vez na história do festival francês que será realizada uma Mostra de Teatro Brasileira.

O Sapato do Meu Tio traz os atores e autores deste texto, Lúcio Tranchesi e Alexandre Casali, sob a direção de João Lima. A peça recebeu os prêmios de melhor ator (Lúcio Tranchesi), melhor diretor (João Lima) e melhor espetáculo na edição de 2005 do Prêmio Braskem de Teatro, a mais importante premiação do teatro baiano. Com mais de 800 apresentações passando por quase todas as capitais do Brasil, participou de festivais internacionais representando o nosso país na Espanha, Chile, República Dominicana e Guiana Francesa.

Em 2013  A CIA DO MEU TIO foi convidada a apresentar o espetáculo no “Cena Brasil Internacional”, no Rio de Janeiro, de onde partiu o convite  para compor a Mostra Brasileira.  O Brasil será representado nos dois festivais pela Mundana Companhia, de São Paulo, com “O Duelo”; a Cia do Meu Tio, da Bahia, com “O Sapato do Meu Tio” e a Armazém Cia de Teatro, do Rio de Janeiro, com “O dia em que Sam morreu”. O Festival Cena Brasil Internacional promove residências artísticas no Rio de Janeiro, trazendo companhias internacionais para se apresentarem junto a companhias brasileiras. Desse intercâmbio surgiu a necessidade de levar companhias brasileiras para se apresentarem fora do Brasil.

 Sapato do meu Tio

Um olhar sensível sobre o aprendizado na convivência de um Palhaço e seu discípulo; a transmissão da arte de geração à geração numa relação  generosa, rígida, disciplinada e cômica. O SAPATO DO MEU TIO conta, sem palavras,  alternando momentos de alegria e ternura, uma história da aprendizagem da arte do Palhaço, do Circo e da Arte de rua. O Sapato do meu Tio é a história de um palhaço e seu aprendiz. Viajando em uma velha carroça tentam sobreviver da Arte. Para que o conhecimento artístico tradicional que adquiriu não se perca no tempo, este artista treina um jovem aprendiz sem o uso das palavras e através de uma comunicação física, por vezes tensa e dramática, outras, terna e cômica.

A atuação, a direção e dramaturgia são baseadas em treinos e pesquisas sobre as técnicas de palhaço, circo, teatro físico, pantomima e arte de rua. A peça é escrita e fundamentada no conhecimento técnico e teórico que os criadores do espetáculo foram aprendendo com mestres destas artes.  Um espetáculo para adultos e crianças de 9 a 90 anos, de qualquer país do mundo e de todos os níveis de cultura e compreensão.

SOBRE A CIA

A CIA DO MEU TIO nasce do encontro entre os atores Lucio Tranchesi e Alexandre  Casali num retiro para estudo do clown, ministrado por Carlos Simioni e Ricardo Puccetti, integrantes do LUME , em 1999. Desse retiro também participa João Lima, que vem a ser o diretor do primeiro espetáculo da CIA, O SAPATO DO MEU TIO, encenado pela primeira vez em 21 de setembro de 2005, com o apoio do “Prêmio de Estímulo a Montagens de Médio Porte” da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Em 2006 os atores  e a produtora Selma Santos concretizam a criação da CIA DO MEU TIO para dar continuidade ao treinamento de palhaçaria e teatro físico. No mesmo ano o espetáculo vence o Prêmio “Braskem de Teatro” nas categorias Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Direção (João Lima) e Melhor Ator (Lucio Tranchesi).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *