O município de Petrolina foi contemplado com duas lanchas escolares que serão utilizadas no transporte escolar de estudantes através do Programa Caminho da Escola. As embarcações já foram entregues à Prefeitura de Petrolina e seguem para uma vistoria antes de transportar os estudantes. A embarcação foi projetada e construída pela Marinha do Brasil, em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Ministério da Educação (MEC).
“Estamos vivendo um momento importante na educação de Petrolina, ontem inauguramos a 50ª unidade do Nova Semente e, através da parceria com o Governo Federal, mais investimentos estão vindo para o município. Essas embarcações são um incentivo para quem mora nas regiões ribeirinhas estudar. O que pretendemos é facilitar o acesso de todos à educação e estamos trabalhando pra isso”, afirmou o prefeito Julio Lossio.
A navegação da lancha escolar é de uso exclusivo em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas que não apresentem dificuldades ao tráfego da embarcação. Cada lancha comporta 20 pessoas e possui 7,30 metros de comprimento, extintor de incêndio, rádio comunicador, luzes de navegação, sirene, coletes salva-vidas, entre outros equipamentos.
(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina/Foto)