AÇÕES QUE GARANTEM A SEGURANÇA DO PACIENTE SÃO IMPLEMENTADAS NA UPAE

unnamedProcurando contribuir para qualificação do cuidado em saúde nos estabelecimentos do setor, a Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), começou a implantar na Unidade os 10 passos de Segurança do Paciente, assim como preconiza a Portaria nº 529 do Ministério da Saúde. As ações começaram a ser desenvolvidas em março e seguem até dezembro.

De acordo com a enfermeira Martapolyana Torres, gerente do Núcleo de Educação Permanente – NEP/ Epidemiologia – o principal objetivo é implementar ações que visem a proteção do paciente contra os danos que podem ser evitados durante a prestação dos serviços de saúde.

O primeiro passo desenvolvido foi a identificação precisa do usuário, que recebe uma pulseira com nome completo, sexo, data e horário do atendimento. Em seguida foi reforçado a importância da higienização das mãos, o que evita os riscos de infecção hospitalar, administração segura de medicamentos e cirurgia segura. Os próximos passos estão relacionados com a comunicação efetiva, o paciente envolvido com a própria segurança, prevenção de queda e segurança na utilização de tecnologia.

“Precisamos trabalhar cada vez mais as ações, colocar em prática e divulgar os programas, conhecimentos e as diretrizes que buscam soluções para promover a segurança do paciente, para que juntos possamos mudar o quadro atual. Hoje, já temos a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – REBRAENSP –  que nós ajuda a fortalecer a assistência a enfermagem, desenvolvendo programas de acordo com as necessidades de cada serviço”, enfatiza a coordenadora de enfermagem da UPAE, Grazziela Franklin.

A cartilha com os 10 Passos de Segurança do Paciente foi elaborada a partir da necessidade de ter um olhar diferenciado sobre as práticas do dia a dia. Foram contemplados os pontos principais que causam impactos diretos na prática assistencial de enfermagem e que devem ser implementados nos diversos ambientes de cuidados, para minimizar os riscos e aumentar a segurança do paciente.​

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *