FESTIVAL DIVULGA CULINÁRIA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

BLOGQSP.GASTRONOMIAAlém de uma diversificada programação voltada para o segmento gastronômico, a I Feira de Gastronomia do Vale do São Francisco, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de julho, no Armazém Café, em Juazeiro, vai sediar o I Festival de Gastronomia da região.

Resultado da parceria entre Sebrae e Associação Comercial e Industrial do município (Aciaj), o evento tem a proposta de movimentar a culinária regional com a participação de seis restaurantes situados no norte da Bahia e em Pernambuco.

Os restaurantes de Juazeiro, Alpendre Bar, Cravo e Canela, Bode Curaçá, Rio Center, Cais do Porto, e de Petrolina, Delícia do Chefe Maurílio Dias, foram desafiados à criação de um prato alusivo à região e que caracterize a culinária e a história locais. “Lançamos o desafio para os seis restaurantes criarem um prato individual, aliando as técnicas da gastronomia moderna e a popular”, explica o analista do Sebrae em Juazeiro, Robério Araújo.

Os pratos a base de cabrito, cordeiro e tilápia serão avaliados por especialistas em culinária e o público presente. Dez juízes farão a degustação, levando em conta os critérios de higiene e manipulação de alimentos, qualidade no atendimento, criatividade e originalidade, apresentação, sabor e harmonia. Para cada quesito, será dada uma nota de 0 a 10 e vence quem obtiver a maior pontuação.

Na avaliação popular, os participantes da feira terão à sua disposição os pratos para serem degustados. Cada um que experimentar dará uma nota sob os mesmos critérios. “O grande objetivo é fazer com que esses restaurantes incrementem pratos a partir de projetos setorizados apoiados pelo Sebrae”, informa Araújo. De acordo com ele, além da realização do Festival de Gastronomia, o Sebrae trabalha durante todo o ano desenvolvendo projetos ligados ao setor, a exemplo da Assistência Geral e Tecnológica (Agetec), do Programa Bioma Caatinga e de ações de apoio às micro e pequenas empresas, todos ligados à cadeia produtiva da caprinovinocultura no Norte da Bahia.

A coordenadora da Feira, Naiara Bonfim, assegura que “o festival vem para movimentar o nicho gastronômico e alavancar a culinária regional, colocando novamente em ascensão os produtos da terra como carro-chefe dos restaurantes locais”. Segundo pesquisa do Bioma Caatinga, atualmente o efetivo de rebanho de caprinos e ovinos nos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Remanso e Uauá é de 6.156.106 cabeças.

Na opinião da dona do Restaurante Cravo e Canela, Raimunda Lima Ferreira, eventos dessa natureza trazem um estímulo maior para investir na culinária regional, manter-se atualizados e atrair clientela. “Já fomos à região do surubim, mas hoje a situação é outra. A tilápia, por exemplo, tem seu espaço por ser carne de fácil acesso, de qualidade, podemos preparar do jeito que quisermos. É saborosa e tem boa saída”, afirma.

Programação da feira

A I Feira de Gastronomia do Vale do São Francisco é realizada pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro e tem o Sebrae como parceiro, através dos Projetos Economia Criativa de Paulo Afonso e Fruticultura e Caprinovinocultura de Juazeiro. Durante quatro dias, o evento vai reunir, na cidade de Juazeiro, empresários, profissionais do setor de alimentação e pessoas interessadas em culinária e cozinha gourmet.

A feira visa beneficiar microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas do segmento de gastronomia, contando com ambiente favorável à geração de negócios. Terá programação diversificada, integrada com cursos, oficinas, palestras, degustação e aulas show ministradas por chefs de cozinha reconhecidos no mercado, além de disponibilizar espaço gastronômico para a comercialização de alimentos e produtos da região.

A cada dia, durante a aula show, um dos chefs convidados vai preparar ao vivo os pratos para o público, movimentando a cozinha do festival, elaborando pratos a partir de ingredientes produzidos no Vale do São Francisco. Os cursos e workshops acontecerão no Senac Móvel/Carreta.

Produtos diferenciados

Carne de Cabrito

A composição nutricional é diferenciada em comparação a outras fontes de proteína animal, pois contém elevada quantidade de proteína, cálcio e ferro e, além disso, a carne possui baixo teor de gordura e de colesterol.

Carne de Cordeiro

Carne sem gordura saturada e de rápida digestão, é excelente fonte de proteínas de alta qualidade e todos os aminoácidos essenciais. Difere das carnes vermelhas, principalmente da bovina, por apresentar baixas concentrações de lipídios e, sobretudo, pela pequena quantidade de gorduras.

Tilápia

É um peixe com alto valor proteico e baixo teor de gordura, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (AVC). De carne branca, sabor suave e que pode ser preparada de várias formas: assada, grelhada e cozida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *