“Zona do Agrião” I

 

O professor e radialista Tony Martins, um dos mais consagrados narradores esportivo do vale, passa a partir de hoje colaborar com o BlogQSP, assinando uma coluna sobre esportes todas as segundas-feiras.

Em sua primeira coluna faz uma análise das perspectivas dos clubes de Juazeiro e Petrolina, que estarão participando dos campeonatos baiano e pernambucano respectivamente. Seja bem vindo Tony

Tony Martins

O Campeonato baiano de futebol de 2012 começará em 15 de janeiro e a grande expectativa do torcedor de Juazeiro é quanto às participações do Juazeiro social clube e da sociedade Desportiva Juazeirense no certame estadual. Pelo lado do JSC paira um enorme receio na mente do torcedor sobre as condições do clube o ano que vem, visto que o processo eletivo para a escolha do novo presidente tomou diversos rumos com riscos de altas proporções. Inicialmente, demonstraram interesse pela presidência do clube, o empresário, Josué Nascimento, o Vereador licenciado Crsóstomo Lima (Zó) e o atual presidente Eládio dourado Junior. Nos últimos dias que antecederam ao pleito, os dois primeiros retiraram suas candidaturas, surgindo o nome de Antonio Barbosa, o Baé, com o apoio dos dois desistentes, a partir daí houve um trabalho de articulação intenso, culminando com a surpreendente vitória de Baé. A coisa tomou rumo diferente depois de uma denuncia dando conta de que o Conselho que elegeu Baé estava irregular, com isso a Federação Baiana de Futebol-FBF orientou que os sócios fundadores se reunissem para escolher o novo presidente. Desse modo, surge mais um capitulo da história, os fundadores do JSC, uma espécie de “alto clero” se reuniram e escolheram Dalmo Feitosa, pessoa influente nas duas administrações do ex prefeito de Juazeiro, Misael Aguilar, como presidente e Valter Guerra como vice. Não conformado com a situação, o grupo de Baé trabalhou em busca de seus direitos e apresentaram uma liminar concedida pelo Dr. Ednaldo Fonseca, dando as condições legais, reconhecendo o pleito e a legalidade da eleição no JSC. Garantindo a vitória de Baé, sendo reconhecido pela FBF.

Enquanto isso, faltando um pouco mais de um mês para o inicio do campeonato baiano, não se sabe ao certo qual o elenco do time, quem será o treinador, uma vez que Eládio Junior que deixa a presidência no final deste mês anunciou Luis Carlos Wink como treinador do clube em 2012. Já Antonio Barbosa, o eleito, tem preferência pelo ex jogador Janilson que inclusive deu o titulo da segunda divisão baiana ao JSC em 2010. Embora afirme que tentará outros nomes, nesse caso, Janilson seria Diretor de futebol ou auxiliar técnico. Com relação às divisões de base, Célio Gonçalves, orientado por Eládio Junior, realizou algumas “peneiras” visando montar a equipe de juniores, porém o nome de Baé é Nei Alves, irmão de Daniel Alves do Barcelona.

De modo diferente, a Sociedade Desportiva Juazeirense, que tem um dono, pois é o deputado Roberto Carlos quem manda no clube, está um pouco avançada em suas articulações. Tem o início da preparação marcado para 12 de dezembro e o seu processo de contratação se encontra em pleno andamento. Será dirigida por Paulo Sales, tendo o Professor Railson Sobral na preparação física, além disso, já foram anunciadas as principais contratações do clube para o ano que vem com destaque para o atacante Clodoaldo, o goleiro Vinicius, o meio campista Capone, André Cabeça, Neném Batoré e Edy, entre outros que fizeram parte da equipe campeã baiana da segunda divisão este ano que ascendeu a Desportiva Juazeirense à primeira divisão.

O fato de Roberto Carlos ser considerado dono do clube, poderia ser negativo, no entanto, no mundo da bola, o parlamentar baiano tem merecido elogios dos jogadores e profissionais que estiveram sob seu comando, para eles “o home paga em dia”, isso é uma alusão à forma com que o Deputado trata seus empregados, quando ele respeita à condição do trabalhador.

O campeonato baiano começa dia 15 de janeiro com o torneio inicio que acontecerá no estádio de Pituaçu em Salvador. No dia 18, uma quarta feira, o Juazeiro Social Clube enfrenta o Bahia de Feira de Santana no estádio Adauto Moraes, a Desportiva Juazeirense jogará contra o Fluminense de Feira de Santana. Na segunda rodada a Desportiva pega o Itabuna em casa e o JSC enfrentará o Esporte Clube vitória no Barradão.

*Tony Martins/Professor e Radialista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *