JUAZEIRO REINICIA PROJETO ‘CAMINHOS DO CUIDADO’ PARA QUALIFICAR ATENDIMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

unnamed (1)A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) prossegue com as oficinas do projeto ‘Caminhos do Cuidado’. A partir da próxima segunda-feira, 14, os encontros começarão a serem realizados no auditório da Secretaria de Educação e terão como tutoras: as psicólogas, Thayanna Tavares e Carla Lorena Pesqueira, também articuladora do curso e a enfermeira, Daniella Pereira.

O objetivo é ampliar as possibilidades das práticas de cuidado, acolhimento e escuta aos usuários da área de Saúde Mental do município, com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A formação é direcionada para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e foi iniciado em abril deste ano.

As novas turmas terão outras novidades, afirma a psicóloga, Carla Lorena Pesqueira. “Pensando em cuidar do cuidador, já que o curso fala sobre, saúde mental, crack, àlcool e outras drogas, faremos outras atividades onde contemplem a melhoria da Saúde Mental dos agentes de saúde e dos técnicos de enfermagem, visando fortalecer o trabalho, apoiar as demandas existentes e articular junto aos mesmos, formas de ultrapassar barreiras que dificultem o processo de desenvolvimento pessoal e profissional”, disse.

O projeto também visa fortalecer o cuidado ao usuário de substâncias psicoativas e da rede de Saúde Mental. “O importante da capacitação é que os profissionais serão instruídos a não criarem barreiras, para que fortaleça o acolhimento integral à saúde. Todos precisam de bons serviços”, disse a articuladora do curso Carla Lorena.

A formação já atendeu aos profissionais dos bairros do João Paulo II, Antonio Guilhermino, Parque Residencial, Penha,Palmares, Quidé, Itaberaba e Tabuleiro. Na próxima semana os agentes de saúde e técnicos de enfermagem de mais quatro locais participarão do treinamento: Maringá, Dom José Rodrigues, Argemiro Jardim Flórida e das Unidades Básicas de Saúde do interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *