Aconteceu na última quarta-feira (02), na Universidade de Pernambuco -Campus Garanhuns, a I Mostra de Jogos Educativos do Curso de Licenciatura em Computação. O evento foi resultado dos projetos de desenvolvimento de software da disciplina de Estágio Supervisionado III.
Ao longo de 4 meses, a turma foi divida em três diferentes grupos, cada um orientado por um professor. A missão era desenvolver um jogo educativo, unindo conhecimentos de programação de computadores, design de games e, claro, conceitos pedagógicos. Nesse sentido, foram desenvolvidos três jogos educativos: Mundo de Euclides com o objetivoMde ensinar Geometria Espacial, NiceTown com a intenção de promover a conscientização ambiental e o jogo Leis de Mendel, para ensinar uma sub área da Genética.
Estes jogos foram apresentados no Auditório da UPE Garanhuns, que
contou com a presença de diversos estudantes e professores de
diferentes cursos da Universidade de Pernambuco, além de alunos de
escolas públicas da rede municipal e estadual da cidade de Garanhuns,
os quais puderam testar os jogos durante as apresentações.
O professor Higor Monteiro, um dos idealizadores do evento e professor
da disciplina que originou estes projetos afirmou: “Este tipo de
iniciativa traz consigo diversos benefícios. Posso citar como
principais a aplicabilidade da capacidade técnica dos alunos de
Licenciatura em Computação, a possibilidade de demonstrar a sociedade
os resultados produzidos no curso e o estímulo a integração da
Computação com as demais áreas de conhecimento”.
