O campo e a cidade se encontram na Fenagro

Considerada a mais importante feira agropecuária da Bahia e evento que encerra o calendário de feiras agropecuárias do ano, a Fenagro 2011 começou neste sábado, (26), e vai até o dia 4 de dezembro, apresentando inúmeras novidades para o público visitante, que deverá chegar a 200 mil pessoas. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, além da realização de negócios, apresentação de novos equipamentos e intercâmbio de conhecimentos, a Fenagro tem o objetivo de promover a integração do homem da cidade com o homem do campo, valorizando o agropecuarista.

“Será um verdadeiro encontro da cidade com o campo”, disse. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é organizado pelas associações de criadores. A abertura oficial será às 15 horas de domingo, com a presença do governador Jaques Wagner. Funcionários públicos e crianças de até 12 anos têm entrada gratuita para o evento.

A secretaria da Agricultura inovou nesta 24ª edição com o ecoprojeto “Plantando o Futuro”, voltado para a consciência ambiental e a relação da agropecuária com o meio ambiente. Serão 27 estandes representando as cadeias produtivas, além de estandes de parceiros e empresas vinculadas, com o objetivo de apresentar aos visitantes, de forma inovadora, as fases de produção e como os alimentos chegam à sua mesa e a importância de consumir alimentos saudáveis. Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro é oriundo da agricultura familiar.

A previsão é que mais de 200 mil pessoas visitem o Parque de Exposições de Salvador, gerando a movimentação financeira de R$ 100 milhões em negócios. A Fenagro terá a participação de 800 expositores com seis mil animais, entre bovinos (1,1 mil), eqüinos (800), caprinos e ovinos (3 mil), além de pequenos animais. Nesta edição serão homenageadas as raças Girolando, da espécie bovina; Mangalarga Marchador, da espécie equina e Santa Inês, da espécie ovina.

Plantando o Futuro

A estrutura do espaço Plantando o Futuro foi baseada em uma floresta cenográfica, feita totalmente com eucalipto tratado e com cobertura de telhas ecológicas. Tudo foi planejado para fazer com que o visitante saia da feira pensando na importância de preservar o ecossistema, e em como as atividades desenvolvidas no campo são importantes para a vida na cidade.

No espaço haverá também degustação de quitutes feitos com produtos da agricultura familiar, oferecida no estande da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel; cobertura diária do Canal Rural, fóruns, palestras e entrevistas; o lançamento da nova edição da revista institucional Bahia Agrícola, um desfile de cachorros e apresentações circenses.

Todo lixo gerado durante o evento será coletado de forma seletiva, com reaproveitamento no próprio local de parte desse resíduo e doação às cooperativas de catadores. Os cestos de coleta foram confeccionados em eucalipto e estarão expostos por todo o Parque de Exposições.

Visita das escolas

Na floresta cenográfica montada na praça do evento estará a árvore Encantada Dr. Líptus, uma árvore robótica, contadora de histórias, que explicará lúdica e interativamente os processos de produção e a importância de preservar o ecossistema. Está prevista a visita de cerca de 17 mil alunos de escolas particulares e públicas municipais e estaduais da capital e região metropolitana, que receberão uma carteirinha de Defensores da Natureza. A ideia é despertar a consciência ambiental e social nos alunos.

As crianças poderão assistir também à mostra de pequenos animais que reunirá 1,1 mil exemplares, entre cães, gatos, coelhos, hamsters, peixes, galinhas exóticas, canários e passarinhos, com destaque para as tão cobiçadas mini vacas e pôneis.

Ao final da visita, as crianças serão motivadas pelos professores a participarem de um concurso de redação, a ser aplicado em sala de aula, com o tema Meu dia na Fenagro. As melhores redações serão premiadas com um computador, um tablet, uma bicicleta, um celular e um CD Player.

Feirão Mais Alimentos

Um dos destaques da Fenagro 2011 é a realização do I Feirão Mais Alimentos, que tem o objetivo de proporcionar aos agricultores familiares o acesso à tecnologia. O Mais Alimentos é um programa do governo federal, que permite ao pequeno produtor contratar financiamentos de até R$ 100 mil, e adquirir de um facão a um trator, com três anos de carência, sete anos para pagar e juros de 2% ao ano.

Essa taxa é praticada em todos os Estados do Brasil, mas na Bahia o juro é zero, graças ao projeto de lei elaborado pelo o governo do Estado, aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa. De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, esta é uma forma do governo estimular a entrada da tecnologia nas pequenas propriedades. Cerca de 22 fabricantes nacionais de máquinas e equipamentos estarão comercializando seus produtos na Fenagro, onde o Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e a Desenbahia também estarão atendendo e viabilizando as propostas de financiamento.

Cavalgada

Neste sábado, (26), às 13h, acontece uma cavalgada na orla de Salvador, que deverá reunir cerca de 400 participantes e marcará a abertura da Fenagro 2011. A cavalgada percorrerá 18 quilômetros, com saída no Jardim de Alah, com parada única em Itapuã e destino final no Parque de Exposições de Salvador, palco da Fenagro 2011. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ACCPE) e contará com o acompanhamento da Polícia Montada e Militar e da Transalvador, além de veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
A ACCPE, com sede no Parque de Exposições de Salvador, utiliza o cavalo como recurso educacional e psicoterapêutico, com atividades de esporte, lazer, psicoterapêuticas e sociais, buscando nas políticas públicas, atender os anseios dos associados, organizando e viabilizando o desenvolvimento das atividades tanto na parte técnica como prática.
Rodadas de Negócios

As rodadas de negócios, que integram a programação da 24ª Fenagro, focarão com exclusividade 40 empreendimentos ligados à agricultura familiar, mobilizados pela Seagri/Suaf a participarem do evento. O objetivo é atrair compradores em potencial para os produtos do segmento nos setores hoteleiro, varejista e atacadista (supermercados), e também através de uma central de negócios, que reúne pequenos mercados no bairro de Cajazeiras. Cinquenta empresas participarão das negociações de venda.

Serão quatro dias de contatos, geração de negócios imediatos e futuros, garantindo em muitos casos um contrato de vendas a longo prazo e a sustentabilidade do negócio.

(Iana Silvany – Ascom Seagri)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *