EBDA LEVA TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA EXPOAGRIFAM

unnamedA Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), apresenta tecnologias sustentáveis para os agricultores familiares durante a 2ª Exposição Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam), que começa nesta quinta-feira (5), e segue até o domingo (8), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com acesso gratuito para o público.
Nesta edição, a Expoagrifam tem uma motivação especial: 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para celebrar esta conquista, será realizado um ato público na abertura do evento, nesta quinta-feira, às 16 horas, na Uefs. “A agricultura familiar, sem esquecer o agronegócio, é prioridade do governo Wagner. A Bahia possui 665 mil agricultores familiares e uma das metas é a agroindustrialização, visando agregar valor à produção, gerando emprego, renda e melhores condições de vida, proporcionando a manutenção do homem no campo com sustentabilidade”, destacou o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro.
Considerado o maior evento da agricultura familiar baiana, a Expoagrifam tem a finalidade de divulgar tecnologias e discutir políticas públicas para o homem do campo. “É um espaço onde o agricultor troca experiências e saberes, divulgam e comercializam seus produtos, além de terem acesso a políticas públicas”, destaca o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.
De acordo com Edilza Reis, gerente regional da EBDA em Feira de Santana, o evento é uma oportunidade de aproximar os agricultores às tecnologias de convivência com o semiárido, desenvolvidas pela Empresa. “Este ano, a Expoagrifam é especialíssima, em função do Ano Internacional da Agricultura Familiar e da abertura coincidir com Dia Mundial do Meio Ambiente. Isso fortalece as ações para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, e a EBDA tem importante participação neste contexto a partir das técnicas de agroecologia”, afirma.
Edilza adianta que quem visitar o estande da Empresa irá conhecer tecnologias como o Sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que utiliza a irrigação por gotejamento, através do uso de uma caixa d’água em nível acima da horta. O sistema é montado em torno de anéis destinados a culturas diferentes e complementares. O centro é utilizado para a criação de pequenos animais, como galinhas e patos.
Outra tecnologia apresentada é o Galinheiro Móvel utilizado para criação de aves, em sistema intensivo a pasto. Consiste em um cercado sem fundo, com rodinhas, que é deslocado à medida que o pasto é consumido. É uma alternativa econômica para os agricultores. Também foi instalada uma Unidade Demonstrativa de Palma, dentre outras tecnologias simples e de baixo custo que podem ser aproveitadas pelo agricultor familiar. Técnicos da Empresa estarão orientando sobre o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e as técnicas de irrigação da área de Fruticultura.
Festival da Cultura – A programação inclui festival e concurso de culinária nordestina, Prêmio Bahia, rodada de negócios, seminários, além de exposição, máquinas e equipamentos adaptados às atividades da agricultura familiar. O público também participa do 2º Festival da Cultura da Bahia com apresentações de samba de roda, quadrilhas e shows de grupos culturais de Feira de Santana.
A Expoagrifam traz, ainda, 120 expositores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. No local serão comercializados produtos in natura, processados e artesanais, da agricultura familiar, reforma agrária, economia solidária e quilombola.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *