Escolas do interior passarão por reforma e ampliação

Em um dia intenso de atividades no interior do município, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, acompanhados de comitiva de governo, deram início às obras de quatro unidades de ensino nesta terça-feira (22). A iniciativa atende as solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades” e ao projeto de melhoria da qualidade do ensino municipal público. As reestruturações estão sendo pensadas coletivamente, com a participação efetiva da comunidade escolar.

As reformas e ampliações em algumas escolas chegam ao patamar de verdadeiras reconstruções. “Quando percebemos que a carência era muito maior do que imaginávamos, resolvemos fazer mais do que estava previsto. Porque não adianta apenas maquiar. Em Mato Grosso, por exemplo, encontramos uma escola reformada recentemente por outra gestão em um estado lastimável, com o cupim tomando conta e paredes com sérias rachaduras. Agora teremos que refazer tudo. Todas as obras serão feitas com recursos próprios, prezando pela qualidade”, afirmou Isaac Carvalho.

Neste momento estão sendo beneficiadas as comunidades de Mulungu (Escola São Francisco de Assis), Lagoa Grande (Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos), Mato Grosso (Escola São José) e Itaparica (Escola São Sebastião). Todas as unidades de ensino receberão reforma total, laboratórios de informática e novas salas de aula. A São Sebastião também será contemplada com novos banheiros, pátio de lazer e climatização. “Fizemos questão da presença do engenheiro responsável pelas obras para que pudéssemos discutir a proposta das novas plantas com a comunidade. A decisão foi acertada e tivemos boas surpresas, como a da climatização e ampliações”, ressaltou o titular da pasta.

Na primeira escola visitada na localidade de Mulungu, a gestora Jucilene Maria se surpreendeu com as novidades. “Esperávamos apenas uma reforma básica e o laboratório de informática. Quando o prefeito anunciou a construção de banheiros com acessibilidade, ampliação da cozinha e mais uma sala, ficamos sem reação. Sempre fomos esquecidos, e agora ter alguém que olha por nós é de uma felicidade sem tamanho”, revelou. Foi também nesta unidade de ensino, de comum acordo com a comunidade presente, que ficou estabelecido que além dos alunos, os pais e amigos da escola também irão poder utilizar o laboratório em horários alternativos. “Essa decisão foi aceita pelas quatro escolas e esperamos que as melhorias possam beneficiar a todos”, justificou Isaac.

Professor há 23 anos, Raimundo Nonato não escondeu a satisfação de saber que, a Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos a partir do próximo ano letivo já terá instalações adequadas para as aulas de informática. “Contaremos com mais espaço para trabalhar e os nossos alunos para aprender”, comentou. O dedicado educador no final de 2010 recebeu uma premiação pelo desempenho de destaque com as turmas de alfabetização. Quem também ficou feliz com as novidades foi Ana Vitória, estudante da 1º série da Escola São José. “Acho que a escola vai ficar mais bonita, mais espaçosa e a gente vai conseguir aprender mais”, disse a menina de 07 anos.

A Semana da Educação, como está sendo chamada, prosseguirá com o anúncio de obras até o próximo sábado (26). Na quinta-feira (25) acontecerá o início da reforma e ampliação na Gangorra II (Escola Bernadete Braga) e Fazenda Sobradinho (Escola Maria do Carmo Sá Nogueira). No dia 26 será a vez da Escola Bom Jesus em Baraúna. Dentro desta programação já foram entregues lanchas escolares, iniciada a Escola de Tempo Integral e nesta quarta-feira (23) começará a ser construída a cobertura da quadra poliesportiva do Colégio Paulo VI.

(Anna Monteiro – Ascom Juazeiro)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *