SEAPA PRESENTE EM DIA DE CAMPO, CULTIVO INTENSIVO DA PALMA FORRAGEIRA

blogqspjorgecerqueiraO secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira e a equipe técnica da SEAPA estiveram participando nesta quinta-feira (29), na Fazenda AgroCuraçá, em Barra Grande – Curaçá, do dia de campo de cultivo intensivo da palma forrageira; experiência que servirá de modelo para o ‘Programa Palmas para Juazeiro’. O programa, que em breve será implantado no município, consiste em incentivar a implantação de uma unidade de palma forrageira de 50mX50m, nas propriedades onde existir o mínimo de água.

De acordo com um dos idealizadores do programa e presidente da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), Marcos Rogério, a expectativa é que sejam produzidas 800 toneladas de palma por hectare, “o que significa aproximadamente 200 toneladas na área de 2.500m. Será possível alimentar duzentas cabras adultas durante 300 dias”, disse.

No programa a palma será implantada no sistema de adensamento e irrigada. “Por ser uma cactácea, ela requer pouca água, somente cinco litros por metro linear a cada 15 dias no período seco. Portanto, onde tiver um poço, uma cisterna de produção e uma adutora será possível implantar uma unidade de palma forrageira”, informou o técnico da SEAPA, Geraldo Araújo.

De acordo com o secretário de Agricultura de Juazeiro, Jorge Cerqueira, o projeto será dividido em três etapas: produção de forragem, melhoramento genético e produção de carne e leite. “O projeto será iniciado agora com a produção de forragem, em 2015 e 2016 entramos na etapa do melhoramento genético e em 2016 e 2017 finalizamos o circuito com a produção de carne e leite. Essa iniciativa se deu da necessidade de aprimorar cada vez mais o setor caprino e ovino da nossa região, trabalhando a cadeia como um todo”, explicou. Além da Prefeitura de Juazeiro através da secretaria de Agricultura e da ACCOSSF, o projeto também é uma iniciativa do Banco do Nordeste, Sebrae, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Capritec e Fazenda Jaraguá.

unnamedA palma forrageira é resistente à falta de chuvas, armazena uma grande quantidade de água e tem alta digestibilidade. A produção obtida em um hectare de palma adensada (sistema onde se utiliza os espaçamentos entre fileiras e raquetes, menores que os normalmente usados pelos agricultores, ou seja, numa mesma área pode se plantar quantidade maior de raquetes) é de aproximadamente 300 toneladas a cada dois anos, o que permite alimentar, no período de seca, muitos caprinos e ovinos.

Vale destacar que o dia de campo também contou com a presença de alunos do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP – SF), veterinários e produtores dos distritos de Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *