O prefeito Isaac Carvalho participou ontem (22), do lançamento da Campanha Municipal – Juazeiro Sem Homofobia: Construindo Diálogos Estabelecendo Respeito, uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através das Secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) e de Cultura e Juventude, em pareceria com diversas instituições públicas e privadas.
“Nós temos que respeitar as pessoas, independente da sua sexualidade, cor, raça, religiosidade, dessa maneira, quando a sociedade compreender e respeitar as diferenças poderemos construir um país cada vez melhor”, afirmou o prefeito Isaac Carvalho. Ele ressaltou ainda a importância da Campanha para os homossexuais e para a sociedade em geral, e disse que este é o início de muitos debates que acontecerão daqui para frente sobre a homofobia, o que vai contribuir para fortalecer políticas públicas direcionadas a população LGBT de Juazeiro.
A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Célia Regina Carvalho destacou a importância das parcerias para a Campanha. “Precisávamos abrir o debate sobre homofobia na nossa cidade, o preconceito ainda é muito forte, e esta mudança pode acontecer a partir das discussões com a sociedade, vamos levantar esta bandeira e dizer não para todo tipo de preconceito”, disse Célia Regina.
O ator e produtor de teatro Devilles, representando a sociedade LGBT de Juazeiro parabenizou a iniciativa da Prefeitura e garantiu que falar de direitos homossexuais é desafiador. “Precisamos transformar a sociedade, que ainda é bastante preconceituosa, e para isso temos que iniciar essa mudança dentro de nós mesmo. Eu apoio esta Campanha, e quero lembrar que esta luta começou com os nossos amigos ativistas o saudoso Claudio Damasceno e Marcos Velasch, que há dez anos levantaram esta bandeira”, destacou Devilles.
No Brasil, discriminar homossexuais é uma prática e punir estas pessoas é o mais difícil com a legislação atual. Falta atendimento humanitário nas delegacias de polícia, onde os gays têm medo de prestar queixa. Em seu discurso o vereador Tiano Felix se comprometeu em levar para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei que garanta que a homofobia seja crime em Juazeiro.
Após a solenidade de abertura o supervisor da Gerência de Diversidade da SEDIS, Anderson Mota apresentou a campanha e também falou da programação do 1º Fórum de Debate ‘Juazeiro Sem Homofobia’, que acontecerá no dia 29 de maio, no Centro de Cultura João Gilberto, com a participação da representante do Governo do Estado Paulete Furacão – Coordenadora do Núcleo LGBT da Bahia e Marcelo Cerqueira – Vice Presidente do Grupo Gay da Bahia – GGB, com a Professora Paula Gaurão da UNIVASF, entre outros.
O evento contou com a participação de secretários, assessores, do diretor de Cultura de Petrolina, Alzir Saader, o ativista Marcos Velasch, artistas, colunistas sociais, o público LGBT, instituições governamentais e não governamentais, ativistas, profissionais da educação, entre outros. No final do evento os participantes assinaram o termo de adesão da Campanha.